one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Consumidor pesquisa preço em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Consumo das famílias ajuda a manter resultado positivo do PIB

Criado em 30/11/12 11h55 e atualizado em 30/11/12 12h15
Por Flávia Villela Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Consumo
Consumidor pesquisa preço em Brasília (José Cruz/ABr)

Rio de Janeiro – A despesa de consumo das famílias registrou aumento de 0,9% no terceiro trimestre de 2012 na comparação com o segundo trimestre do ano e ajudou a manter o resultado positivo do Produto Interno Bruto (0,6%). Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o aumento do consumo das famílias foi de 3,4%, o 36º crescimento consecutivo, segundo o resultado das Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com a gerente de Contas Nacionais do IBGE,  Rebeca Palis, a continuidade do crescimento do emprego, da renda e dos incentivos do governo para consumo de bens duráveis foram os principais fatores que contribuíram para manter o aumento do item Consumo das Famílias. Ainda segundo Rebeca, os investimentos foram as atividades que mais impactaram negativamente o PIB ao caírem 2% em relação ao segundo trimestre e 5,6%  em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

“Isso foi gerado pela continuidade da queda de produção interna de máquinas e equipamentos e também pela queda da importação de máquinas e equipamentos. Os investimentos são o componente mais volátil do PIB e muito afetados pela conjuntura nacional e internacional”, explicou Rebeca.

A despesa de consumo do governo não subiu em relação ao segundo trimestre e se manteve em 0,1%.  Já a formação bruta de capital fixo teve a quinta queda consecutiva nesta base de comparação (- 0,2%).

O crescimento da indústria, de 1,1%, foi puxado pela indústria de transformação – que tem peso de 53% do total da indústria e cresceu 1,5%; e pela construção civil que aumentou 0,3%. Entretanto, na comparação interanual a indústria continua em queda (-0,9%), principalmente devido ao baixo desempenho de produção de máquinas e equipamentos, material eletrônico e equipamentos de comunicação, artigos de vestuário e calçados e veículos automotores.

Ainda segundo o IBGE, a estagnação do setor de serviços no terceiro trimestre do ano, na comparação com o segundo, foi influenciada principalmente pela queda de 1,3% na atividade de intermediação financeira, previdência complementar e serviços relativos. Esta foi a primeira queda neste tipo de comparação desde o terceiro trimestre de 2004 (-0,7%) e, segundo Rebeca, foi influenciada pelo aumento da inadimplência. Na comparação com igual período de 2011, a intermediação financeira caiu 1%. Essa atividade tem peso de 7,5% no PIB brasileiro e de 11% no setor de serviços e impactou negativamente o resultado do terceiro trimestre de 2012.

No setor externo, as exportações de bens e serviços subiram 2% e as importações caíram 6,5%. O PIB brasileiro teve o menor desempenho entre os países do Brics, grupo das economias em desenvolvimento, na comparação interanual entre os terceiros trimestres. A China continua em primeiro lugar com PIB de 7,4%, seguido da Índia (5,3%), Rússia (2,9%) e África do Sul (2,3%).

Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário