one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ao assumir o governo, Morsi enviou para reserva líderes das Forças Armadas, que mantiveram o poder nos últimos 30 anos

Imagem:

Compartilhar:

Decreto do presidente egípcio abre conflito com Judiciário

Criado em 24/11/12 16h20 e atualizado em 24/11/12 16h52
Por Da BBC Brasil

Presidente do Egito Mohamed Morsi
Medida do presidente egípcio, Mouhamed Mursi, impede desafio aos seus decretos, leis e decisões ( European External Action Service - EEAS/Creative Commons)

Brasília - Juízes do Conselho Superior de Magistratura do Egito acusaram o presidente Mouhamed Mursi de praticar um “ataque sem precedentes à independência” do Poder Judiciário ao aprovar um decreto que amplia os poderes do mandatário.

Mursi divulgou na última quinta-feira (22) medida que impede desafio aos seus decretos, leis e decisões, abrindo um conflito entre os poderes Executivo e Judiciário no país.

O decreto provocou manifestações violentas, com ataques a escritórios da Irmandade Muçulmana, o partido de Mursi, e ainda uma nova - embora não tão numerosa quanto no passado - ocupação da Praça Tahrir, palco de manifestações contra o extinto regime liderado por Hosni Mubarak.

Os Estados Unidos disseram que o movimento de Mursi levanta preocupações na comunidade internacional.

O presidente, por sua vez, disse estar agindo para proteger a revolução. Mursi promulgou os decretos que lhe deram novos poderes um dia depois de ajudar na concretização do acordo entre Israel e o Hamas que cessou o conflito na Faixa de Gaza.

Em um comunicado, o Conselho Superior de Magistratura questiona Mursi por ter “decretado tudo que viola a autoridade judicial”, segundo informou a agência estatal Mena. Os juízes também ameaçam entrar em greve.

O correspondente da BBC no Cairo, Jon Leyne, diz que havia relatos de que o Conselho estava prestes a dissolver, pela uma segunda vez, a Assembleia Constituinte, que está trabalhando em uma nova Constituição.

Isso poderia ser um obstáculo à transição para a democracia, diz o correspondente, uma vez que sem a Constituição seriam adiadas novas eleições parlamentares, o que pode impedir os novos líderes políticos do Egito de tomar decisões difíceis.

Na prática, o decreto impede o Judiciário de interferir em decisões do Executivo ou deliberar sobre qualquer medida tomada pelo presidente desde o início do mandato, em junho, até que um novo Parlamento seja eleito, no próximo ano, e uma nova Constituição entre em vigor.

Também impede os juízes egípcios de dissolverem a Comissão Constitucional - hoje dominada por simpatizantes de Mursi, ligados ao grupo islâmico Irmandade Muçulmana.

Para completar, o presidente também determinou que o mandato do procurador-geral egípcio tenha um limite de quatro anos, o que lhe permitiu destituir Abdelmeguid Mahmud, acusado de cometer falhas na investigação de figuras ligadas ao governo do General Hosni Mubarak.

O novo procurador-geral agiu rapidamente para reabrir investigações criminais sobre Mubarak, sua família e funcionários do antigo regime.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário