one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenáriod a Câmara dos Deputados. 24 de abril de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Deputados federais inspecionam políticas de segurança adotadas após violência em SP

Criado em 26/11/12 16h05 e atualizado em 26/11/12 16h38
Por Flávia Albuquerque Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Câmara
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

São Paulo – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados participou hoje (26) de reunião com representantes de policiais na Assembleia Legislativa de São Paulo. O encontro ocorreu antes de visita à comunidade Jardim Vaz de Lima, atualmente sob intervenção da polícia, que tenta pacificar o local, considerado um dos mais perigosos de São Paulo.

Segundo o deputado federal e presidente da comissão, Efraim Filho (DEM-PB), o objetivo da reunião e da diligência à comunidade é inspecionar as políticas públicas de segurança adotadas pelo estado de São Paulo em conjunto com o governo federal, depois da crise da segurança e da onda de violência que assola o estado.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, firmaram termo de cooperação, no início do mês, para formalizar seis ações de segurança pública em São Paulo, entre essas, a criação de uma agência de atuação integrada de inteligência para combater a criminalidade no estado.

“O papel da Câmara dos Deputados é estudar esse novo modelo de ação integrada que está sendo adotado e conferir os resultados obtidos, para que possamos aperfeiçoar as políticas públicas de segurança”, explicou o deputado.

Efraim Filho disse que o diálogo com as autoridades policiais existe, mas precisa evoluir para que seja aberto e transparente sem acobertar números, já que o cenário é de crise e precisa ser melhorado.  “É possível perceber que a droga e o crime organizado estão na causa do problema e é preciso estabelecer métodos eficientes para combatê-los. E isso pode ser feito por meio de uma ação integrada de inteligência”.

Para o deputado, é preciso asfixiar a força econômica do crime organizado, que, segundo ele, sobrevive de um poder financeiro que não será dissipado sem ações de inteligência com prevenção e repressão. Efraim Filho, a resposta do estado ao crime organizado foi lenta quando se percebeu que os criminosos estavam investindo contra os policiais.

“Isso é uma afronta à ordem pública, ao poder público, e passa à comunidade um sentimento de pânico e insegurança. O policial militar tem um simbolismo para a sociedade de força e autoridade, e quando é confrontado de forma violenta e não tem respostas imediatas chega-se a uma crise instalada”, disse.

Edição: Davi Oliveira
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário