one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para o Dieese, os trabalhadores têm ganhos reais

Imagem:

Compartilhar:

Desoneração da folha ajudará apenas parcialmente, acreditam empresários

Criado em 22/11/12 11h46 e atualizado em 22/11/12 12h01
Por Mariana Branco Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Imposto de Renda
A desoneração da folha abrange 45 setores da indústria e serviços. (adufpb.org)

Brasília - A maior parte dos empresários acredita que a desoneração da folha de pagamento contribuirá apenas parcialmente para a retomada do crescimento. Segundo pesquisa divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 50% do empresariado acredita que a medida dará contribuição parcial à recuperação da atividade econômica, enquanto um percentual menor, 18%, avalia que ela será fundamental.

A desoneração da folha é uma medida que abrange 45 setores da indústria e serviços, 20 deles contemplados no início deste ano e 25 em setembro. Os setores contemplados deixam de pagar a contribuição de 20% ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e arcam com um percentual sobre o faturamento, como forma de compensação. A medida está em vigor por prazo indeterminado.

Apesar de o governo encarar a desoneração da folha como um benefício, nem todas as empresas contempladas ouvidas pela CNI consideraram a medida positiva. Entre as beneficiadas, 48% avaliaram a mudança de base tributária como positiva ou muito positiva. Além disso, somente 32% das empresas entendem que o faturamento é a melhor base tributária para a contribuição patronal ao INSS. O levantamento apontou ainda que, se fosse possível, 18% das empresas contempladas deixariam o novo regime. Em compensação, 39% das não beneficiadas demonstraram desejo de aderir.

A pesquisa foi realizada entre 1° e 11 de outubro deste ano. Das 2.246 empresas ouvidas, 801 são de pequeno porte, 883 médias e 562 grandes.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário