one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldado israelense atira bomba de gás lacrimogêneo em manifestantes palestinos em Bet Omar, na Cisjordânia, durante protesto contra operação militar de Israel na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Embaixador no Brasil diz que Israel age na defensiva para proteger cidadãos

Criado em 20/11/12 10h48 e atualizado em 20/11/12 11h39
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Soldado israelense atira bomba de gás lacrimogêneo em manifestantes palestinos
Soldado israelense na Cisjordânia, durante protesto contra operação militar de Israel na Faixa de Gaza. (Abed Hashlamoun / Agência Lusa)

Brasília - No sétimo dia dos confrontos na Faixa de Gaza, o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, disse hoje (20) à Agência Brasil que está confiante na mediação de integrantes da comunidade internacional para um acordo de cessar-fogo entre israelenses e palestinos. Eldad negou que Israel promova uma ofensiva. “É uma defensiva. Estamos protegendo nossos cidadãos”, reiterou ele. O diplomata acrescentou que no Sul do país o “clima é complicado” e que escolas suspenderam as aulas para impedir que os estudantes fiquem sob a ameaça de bombardeios.

Agência Brasil - Como está a situação hoje no Sul de Israel, na região da Faixa de Gaza?
Rafael Eldad - Infelizmente o clima ainda está complicado. As escolas suspenderam as aulas para proteger os estudantes dos riscos e das ameaças. O comércio está parcialmente funcionando. Estamos tentando proteger nossos cidadãos dos ataques do grupo Hamas.

ABr - Há informações de que o governo dos Estados Unidos está de prontidão para retirar os norte-americanos que vivem na região. Outros países também estão dispostos a isso. Será um sinal de que os confrontos vão se prolongar?
Eldad - Tudo isso é fantasia. Os cidadãos que estão em Israel são israelenses. É responsabilidade  do governo de Israel proteger todos eles. Todos os cidadãos israelenses devem ser protegidos e defendidos. Os que estão na região [onde ocorrem os confrontos] estão resistindo e sofrendo da mesma forma.

ABr - A ofensiva israelense está mais intensa hoje? O senhor confirma isso?
Eldad - Não é uma ofensiva. É uma defensiva. Estamos protegendo nossos cidadãos. Há pelo menos 4 milhões de israelenses sob ameaça do Hamas, é como se 90 milhões de brasileiros estivessem correndo riscos, o que o governo do Brasil faria? Não sei o que o governo do Brasil faria. Nós, em Israel, estamos protegendo nossos cidadãos.

ABr - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, estão na região na tentativa de negociar um cessar-fogo. Israel aceitará essa mediação? 
Eldad - Só podemos aceitar um cessar-fogo quando houver um voto de confiança de que o Hamas não voltará a atacar. Sabemos que há um movimento diplomático para tentar um cessar-fogo. O Egito está bastante empenhado também. Israel busca a estabilidade do seu povo. Estamos aguardando.

ABr - O senhor vê disposição de integrantes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) em negociar um cessar-fogo?
Eldad - Há, sim. Mas entre a Autoridade [Nacional] Palestina e o Hamas existe uma divisão total que é histórica. Do outro lado [do Hamas], há um fundamentalismo cada vez maior que leva aos conflitos. Israel tenta buscar o equilíbrio.

Saiba mais:

ONU pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

Israel adia ofensiva terrestre na Faixa de Gaza

 

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário