one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes indo para a prova do ENADE

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 20% dos inscritos no Enade faltaram à prova

Criado em 26/11/12 16h57 e atualizado em 26/11/12 17h23
Por Heloisa Cristaldo Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Tranquilidade na realização do Enade em Brasília
Estudantes chegando aos locias de prova do Enade em Brasília (Fabio Rodrigues/ABr)

Brasília - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado domingo (25), registrou abstenção de 20,1% dos alunos. Em todo país, participaram 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 118.056 alunos faltaram à prova.

Saiba o que acontece com quem falta ao Enade

Neste ano, foram avaliados concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também passam pela avaliação. As áreas analisadas mudam a cada ano.

O curso com maior índice de abstenção foi o de tecnologia em marketing, com 31%. Psicologia teve o menor número de faltosos: 11,2%. Em seguida, vieram os cursos de direito e secretariado executivo, ambos com 15,4% de alunos ausentes.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame,  as provas foram realizadas com tranquilidade em todo o Brasil.

Campo Grande registrou a única ocorrência: faltou luz na  Universidade Anhanguera (Uniderp) na hora da prova. Dos estudantes inscritos no local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados do exame. Segundo o Inep, nesse caso, a assinatura da lista de presença garante aos alunos o recebimento do diploma. O Enade é um componente curricular da graduação, por isso, quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau.

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai analisar todos os casos de estudantes que faltaram ao exame e que, por isso, estão em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.

As provas e os gabaritos do Enade 2012 devem ser publicados no site do Inep na próxima quarta-feira (28). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário