one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação na China

Imagem:

Compartilhar:

Futuro presidente da China promete manter-se firme nos princípios do comunismo

Criado em 16/11/12 08h58 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Xi Jinping é nomeado secretário geral do Congresso do Partido Comunista da China
Durante o governo de Xi Jinping, relações entre Brasil e China devem permanecer intensas e inalteradas. (Fabio Rodrigues Pozzebom)

Brasília –  O futuro presidente da China, Xi Jinping, que é atualmente secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC), reuniu hoje (16) a nova equipe para definir as prioridades políticas, econômicas e sociais. Em nota oficial, ele disse que seguirá os princípios do comunismo com características chinesas e do respeito ao Parlamento.

 "[Foi] uma reunião extremamente importante, convocada na fase decisiva da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos", informa o texto, acrescentando que  as medidas serão tomadas em respeito aos princípios do Partido Comunista Chinês e do Parlamento.

Ontem (15) foi anunciada a formação do novo comando político da China durante o 18º Congresso Nacional do PCC, que começou dia 8. A escolha foi definida por 2.307 delegados. Xi Jinping assume no lugar de Hu Jintao a partir de 2013. Como primeiro-ministro será nomeado Li Keqiang, em substituição ao atual titular Wen Jibao.

Ao encerrar o congresso, Hu Jintao apelou para que todos trabalhem seguindo “o caminho do socialismo com características chinesas”. Segundo ele, é fundamental promover reformas, buscar a superação de dificuldades e criar um ambiente de prosperidade.

No dia 14, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a relação entre o Brasil e a China permanecerá intensa e inalterada, mesmo com o anúncio de mudanças na cúpula política chinesa. Patriota acrescentou que está em vigência o Plano Decenal de Cooperação entre o Brasil e a China nas áreas de comércio, cultura, agricultura, ciência, educação, tecnologia e inovação.

“Acompanhamos com muito interesse tudo que se passa na China, um parceiro estratégico do Brasil, mas temos plena confiança de que continuaremos desenvolvimento uma relação intensa e cordial em todos os planos”, ressaltou o chanceler. “Temos plena confiança de que o governo chinês implementará com muito entusiasmo esse plano decenal.”

*Com informações da agência estatal de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário