one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para Belo Horizonte serão repassados R$ 322 milhões pelo PAC. Cidade teve diversos deslizamentos em janeiro deste ano

Imagem:

Compartilhar:

Governo capacita moradores em áreas de risco para enfrentar desastres naturais

Criado em 21/11/12 15h05 e atualizado em 21/11/12 15h59
Por http://www.ebc.com.br/2012/11/apos-denuncias-anvisa-inicia-auditoria-de-processos-sobre-agrotoxicos Edição:Davi Oliveira

Deslizamento em BH
Entre os procedimentos estão emissão de alertas, acionamento de sirenes, retirada dos moradores das áreas de risco e cadastramento de famílias. (Antônio Cruz/ABr)

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional vai promover, a partir de sábado (24), simulações de acidente para orientar e capacitar moradores que vivem em locais vulneráveis a desastres naturais, como enchentes e desmoronamentos de terra. O treinamento será realizado em sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Entre os procedimentos estão emissão de alertas à população, acionamento de sirenes, retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e cadastramento das famílias em abrigos. Durante a simulação, os moradores são retirados das casas ameaçadas, direcionados para as rotas de fugas e depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.

Segundo Armin Braun, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretária Nacional de Defesa Civil, é preciso elaborar um plano de contingência nos municípios vulneráveis. Nas oficinas, são emitidos alertas aos moradores, que posteriormente são orientados. “Durante o simulado, aproveitamos para dar palestras de forma a conscientizar os moradores, o que é uma maneira de melhorar a percepção dos riscos a que estão expostos”, contou.

As atividades de sábado ocorrem na comunidade do Morro Boa Vista, em Vila Velha (ES). No domingo (25/11), o treinamento será na Vila Santo Antônio Baronesa, em Santa Luzia (MG), e também na comunidade Arrelia (Complexo Andaraí), na cidade do Rio de Janeiro. Em Santos (SP), o simulado será feito em 1º de dezembro, e no dia seguinte em Estrela, no Rio Grande do Sul. Nas cidades de Itajaí (SC) e Foz do Iguaçu (PR), o exercício será no dia 8 de dezembro, quando o período de treinamento será encerrado.

O Ministério da Integração Nacional realizou simulados pela primeira vez no ano passado, beneficiando todos os estados da Região Sul e Sudeste, além de Pernambuco, Alagoas e da Bahia no Nordeste. No primeiro semestre do ano, foram atendidos os nove estados nordestinos, em trabalho que envolveu mais de 1.200 participantes.

Segundo o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, criado em agosto passado, 821 municípios correm o risco de deslizamentos e enxurradas. Além disso, 17 bacias hidrográficas e 170 municípios serão priorizados para evitar inundações. O plano irá investir R$ 18,8 bilhões em ações de segurança às famílias que vivem em áreas de perigo.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário