one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do movimento, diz que transporte de carga está suspenso em estados como MG, ES e BA

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Rio intensifica fiscalização para combater sonegação fiscal em cargas

Criado em 12/11/12 22h23 e atualizado em 13/11/12 08h42
Por Douglas Corrêa Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Movimento União Brasil Caminhoneiro diz que paralisação atinge 80% da categoria
Mudança na legislação fiscal incluiu cosméticos, produtos de autopeças, material de construção e utensílios domésticos são os novos produtos que entraram na lista. (Agência CNT)

Rio de Janeiro - Com a finalidade de combater a sonegação fiscal nas cargas que chegam ao Rio de Janeiro pelas rodovias fluminenses, o governo do estado começou a intensificar a Operação Barreira Fiscal em 16 pontos estratégicos nas estradas de acesso ao Rio. A ação, realizada em conjunto pelas secretarias de Fazenda e de Governo, tem 500 agentes - entre fiscais, auditores e policiais militares - para vistoriar cargas de carretas e caminhões.

Batizada de Fiscalização Total, a operação de combate à sonegação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem o objetivo de checar o cumprimento das novas normas de substituição tributária em vigor desde o dia 1º deste mês. Os motoristas deverão apresentar o documento comprovando que o produto transportado já sofreu recolhimento do imposto no estado de origem.

Segundo o coordenador da Operação Barreira Fiscal, o subsecretário de Estado de Governo, Reynaldo Braga, a expectativa é aumentar a arrecadação do ICMS em 20%. Desde o início da operação, em fevereiro de 2010, a arrecadação anual do ICMS subiu de R$ 2 bilhões para R$ 5 bilhões.

Cosméticos, produtos de autopeças, material de construção e utensílios domésticos são os novos produtos que entraram na lista, após a mudança na legislação fiscal. O motorista que não apresentar a documentação da carga será multado de acordo com o imposto que deixou de ser recolhido.

Para o secretário de Fazenda, Renato Villela, os contribuintes "tiveram prazo de adaptação e agora temos de garantir sua consolidação", disse.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário