one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governadores se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir mudanças na apuração do imposto

Imagem:

Compartilhar:

Governo tenta convencer estados a aceitar alíquota única do ICMS

Criado em 07/11/12 13h51 e atualizado em 07/11/12 14h11
Por Mariana Branco Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Reunião de governadores
Governadores se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir mudanças na apuração do imposto (Fonte: Elza Fiúra/ ABR)

Brasília - Governadores dos estados estão reunidos hoje (7) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir mudanças na apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O governo defende uma alíquota única de 4% para o tributo. A solução acabaria com a guerra fiscal entre os estados, mas os representantes do Nordeste são contra a proposta.  

Ao chegar para o encontro, o governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que a mudança não atende às necessidades dos estados nordestinos. “Alíquota única para o Brasil inteiro não é justo. O país tem muitas desigualdades e é fundamental que mantenha políticas diferenciais. Não é justo que alguém do Nordeste seja tratado da mesma forma que alguém do Sul do país”, disse.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o estado não se opõe à alíquota única, mas que é preciso criar mecanismos de transição e compensação para os estados que perderem arrecadação. “Somos favoráveis a ter uma visão de conjunto”, declarou.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário