one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos e enfermeiros haitianos participam de reunião com o coordenador do SAMU, Paulo de Tarso, para conhecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Imagem:

Compartilhar:

Médicos e enfermeiros do Haiti visitam unidade do Samu em Brasília

Criado em 21/11/12 20h10 e atualizado em 21/11/12 20h37
Por Agência Brasil Edição:Tereza Barbosa

Haiti SAMU
Médicos e enfermeiros haitianos participaram de reunião com o coordenador do SAMU, Paulo de Tarso, para conhecer o serviço (Fotos: Luís Oliveiras/Ascom-MS)

Brasília – Uma comitiva de profissionais da área de saúde do Haiti está no Brasil para conhecer os mecanismos de gestão e a estrutura dos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje (21), os profissionais visitaram o centro de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Brasília.

A iniciativa do Ministério da Saúde tem o objetivo de colaborar para o fortalecimento do sistema de saúde do país caribenho, devastado por um terremoto em 2010, que deixou mais de 3 milhões de vítimas. Recentemente, o país foi atingido pelo Furacão Sandy, que aumentou o surto de cólera.

A visita faz parte do Projeto Haiti, uma parceria dos governos brasileiro, do Haiti e de Cuba, que prevê a recuperação e construção de unidades hospitalares, aquisição de equipamentos, além de viabilizar bolsas de capacitação para profissionais de saúde haitianos.

Amanhã (22), o grupo partirá para São Paulo e, em seguida, para Salvador, para visitar centros de emergências e participar do curso introdutório pelo Núcleo de Ensino do Samu. A volta para Porto Príncipe, capital do país caribenho, está prevista para o dia 2 de dezembro.

Desde o terremoto de 2010, o governo brasileiro doou ao Haiti 30 ambulâncias equipadas com desfibrilador externo automático e ajudou na reconstrução de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica. Até o término do projeto, em 2014, mil agentes receberão formação profissional para atuar na área da saúde.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário