one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quase quarenta anos depois do conflito, dezenas de militantes da guerrilha do Araguaia ainda estão desaparecidos

Imagem:

Compartilhar:

Grupo vai investigar violações do Exército contra camponeses do Araguaia

Criado em 18/11/12 11h54 e atualizado em 18/11/12 12h24
Por Mariana Tokarnia Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Homens armados olham para corpos que estão no chão, cobertos com um lençol branco
Quase quatro décadas após o conflito, muitas vítimas do conflito no Araguaia permanecem desaparecidas. (Agência Pública)

Brasília - A Comissão Nacional da Verdade (CNV) criou um grupo específico para investigar violações dos direitos de camponeses pelo Exército durante a Guerrilha do Araguaia, ocorrida no início da década de 1970. A Comissão dos Camponeses do Araguaia foi anunciada sábado (17) após audiência pública em Marabá (PA), onde acontece o encontro da CNV com indígenas e camponeses da região.

O grupo será formado por sete camponeses membros da Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia, sediada em São Domingos do Araguaia. Segundo o presidente da associação, que assumirá também a presidência da comissão, Sezostrys Alves da Costa, esta é a primeira oportunidade de registrar as violências sofridas pelos camponeses. "Lutamos para que fosse reconhecida a perseguição aos camponeses, agora, vamos ouvir, sistematizar e produzir um relatório para contar o que aconteceu e contribuir com a Comissão da Verdade. Isso é muito importante para nós."

Durante a audiência de sábado, foram ouvidos três indígenas da etnia Suruí, que vivem na Terra Indígena Sororó, no sudeste do Pará, e seis camponeses. Entre os relatos mais marcantes, está o de uma indígena que conta ter perdido os gêmeos durante cerco feito por militares à aldeia em que vivia. Um camponês conta que, quando criança, perdeu o irmão em uma explosão de granada, encontrada enquanto brincavam.

Os relatos foram registrados, muitos pela primeira vez, para que façam parte da história da atuação da guerrilha e para facilitar as investigações de violência pela Comissão Nacional da Verdade.

Hoje (18) devem ser entrevistados ex-soldados que atuaram na região.    

Edição: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário