one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apenas alguns  palestinos poderão transitar na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém oriental

Imagem:

Compartilhar:

Israel limita acesso de palestinos a áreas de Jerusalém

Criado em 23/11/12 08h11 e atualizado em 23/11/12 08h41
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Israel
Apenas alguns palestinos poderão transitar na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém oriental (Télam)

Brasília – As autoridades de Israel limitaram, a partir de hoje (23), o acesso de palestinos a várias áreas de Jerusalém, cidade considerada sagrada para os judeus, cristãos e muçulmanos. Apenas alguns  palestinos poderão transitar na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém oriental. Os israelenses alegam que a decisão foi tomada por questão de segurança.

A Esplanada, onde está a Mesquita Al Aqsa (o terceiro local sagrado, depois do Santuário de Caaba e das mesquitas de Nábwi), é considerada sagrada pelo  islamismo e fica localizada na parte oriental de Jerusalém, conquistada e anexada por Israel em 1967. Os palestinos reivindicam a área.

“Apenas os homens com mais de 40 anos e com bilhete de identidade fornecido pelas autoridades israelitas poderão deslocar-se à Esplanada, cujo acesso será, no entanto, livre para as mulheres”, informou a porta-voz da Polícia, Louba Samri, acrescentando que policiais serão enviados para  “setores sensíveis” da parte antiga de Jerusalém.

Ontem (22), as forças de segurança de Israel detiveram 55 palestinos, apontados como militantes, na Cisjordânia. A alegação foi que os homens eram suspeitos de atividades terroristas. As medidas ocorrem logo após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas (movimento de resistência islâmico), na Faixa de Gaza.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário