one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes protestam contra ditadura argentina

Imagem:

Compartilhar:

Justiça da Argentina julga pilotos acusados de voos da morte durante ditadura

Criado em 28/11/12 10h08 e atualizado em 28/11/12 11h02
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Manifestantes protestam contra ditadura argentina
Manifestantes protestam contra ditadura argentina (German / Creative Commons)

Brasília – Na Argentina, oito pilotos responsáveis pelos chamados “voos da morte”, executados durante a ditadura militar, serão levados hoje (28), pela primeira vez, a julgamento em Buenos Aires, capital do país. Os pilotos são acusados do desaparecimento de presos políticos. O julgamento faz parte do processo que envolve crimes contra humanidade ocorridos na Escola de Mecânica da Marinha (Esma), em um total de 789 casos.

O julgamento público começa hoje e a previsão é que dure dois anos. Serão ouvidas 830 testemunhas. A Esma foi o maior centro clandestino de detenção da ditadura da Argentina. De acordo com organizações de direitos humanos, de 1976 a 1979, cerca de 5  mil pessoas, inclusive  mulheres grávidas, desapareceram.

Leia ainda:

Comissão Nacional da Verdade recebe documentos da ditadura sobre desaparecimento de Rubens Paiva

Na relação de 68 réus estão os ex-aviadores Enrique de Sain George, Emir Sisul Hess, Alejandro Agostino e Julio Poch, naturalizado holandês e extraditado da Espanha para a Argentina, onde é acusado de crime de privação ilegal de liberdade, agravado por mais 29 denúncias. Poch, segundo relatos, contou ter participado do desaparecimentos das freiras francesas Alice Domon e Leonnie Duquet.

O procurador responsável pelo processo de instrução da Operação Condor, Jorge Osorio, disse que os “voos da morte” ocorreram no período de 1976 a 1978 e podem ter sido realizadas cerca de 2,7 mil ações.

Em março, o juiz federal Daniel Rafecas confirmou a existência de elementos que garantem que os voos ocorreram. De acordo com as investigações, os voos eram feitos nas aeronaves Fokker 27 e C-130 Hércules da Força Aérea Argentina.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário