one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidentedo Inep, Luiz Cláudio Costa, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falam sobre os últimos preparativos para o Enem

Imagem:

Compartilhar:

Mercadante diz que segurança para o Enem foi triplicada

Criado em 02/11/12 12h57 e atualizado em 02/11/12 15h43
Por Luana Lourenço Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Enem 2012  custará R$ 46 por aluno
O presidentedo Inep, Luiz Cláudio Costa, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falam sobre os últimos preparativos para o Enem (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Brasília - Na véspera do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (2) que o governo triplicou a atenção para garantir a segurança do exame. O Enem será aplicado neste sábado (3) e domingo (4) em todo o país.

“Triplicamos os pontos de atenção para ter muito mais rigor e muito mais segurança em todos os processos de conclusão dos itens e impressão das provas,  na segurança que todo esse processo exige até a conclusão do Enem”, disse em entrevista para explicar o planejamento estratégico para a realização das provas.

Todas as provas já foram distribuídas e estão guardadas em lugares próximos aos locais de prova, segundo Mercadante. Mais de 560 mil pessoas estarão mobilizadas durante o fim de semana para a realização das provas, entre elas 19 mil policiais.

O planejamento, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa., tem 3,4 mil itens em 11 etapas, desde mudanças pedagógicas no exame até a divulgação dos resultados.

“Estamos aqui trabalhando intensamente  em todas essas etapas para dar tranquilidade aos estudantes que farão as provas amanhã e depois”, disse.

O Enem vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. “Enem hoje é o segundo maior exame do planeta, não é uma tarefa qualquer. Mais que a população do Uruguai estará nas salas de aula amanhã e depois tentando uma vaga na universidade. É uma operação ampla e complexa”, avaliou.

Apesar do tamanho e da complexidade logística para a realização das provas, Mercadante reafirmou que a segurança do processo está garantida e que os todos os riscos foram avaliados pelo governo. “É um momento de grande expectativa, mas os estudantes podem ficar tranquilos porque temos muita segurança de que farão a prova nas melhores condições."

O ministro reiterou a recomendação de que os estudantes fiquem atentos ao horário de início das provas nos dois dias, às 13h, segundo o horário oficial de Brasília, mesmo nas cidades com fuso horário diferente ou que não estão no horário de verão.

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.

Edição: Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário