one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Dilma Rousseff, José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina)

Imagem:

Compartilhar:

Mercosul lança em dezembro edital para premiar projetos de erradicação da pobreza e combate à fome

Criado em 08/11/12 16h54 e atualizado em 08/11/12 17h37
Por Isabela Vieira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Líderes do Mercosul
O edital será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff durante a Cúpula do Mercosul, entre os dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília.

Rio de Janeiro-  Para divulgar boas práticas de erradicação da pobreza e combate à fome, será lançado em dezembro de 2012 o Prêmio Mercosul Social. No valor de U$ 60 mil, o edital com informações completas, incluindo o período de inscrição, será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff durante a Cúpula do Mercosul, entre os dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília.

Com duas categorias, a inciativa reconhecerá  experiências bem sucedidas executadas por movimentos sociais e estudos acadêmicos sobre os temas citados. Os prêmio serão viagens  de intercâmbio para os ganhadores e a transformação dos estudos em publicações. Todo o conteúdo será disponibilizado em um site na internet para facilitar a divulgação das práticas.

As inscrições estarão abertas para todas as nações do Mercosul, incluindo a Venezuela, além de representantes da sociedade civil do Paraguai, que está suspenso de eventos oficiais do bloco. Para o lançamento, na capital federal, foram convidados movimentos sociais paraguaios e intelectuais  como a pesquisadora da Universidade Nacional de Assunção, Stella Garcia.

De acordo com a chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, Aline Soares, o edital do prêmio deve ser publicado a cada dois anos, por meio do Instituto Social do Mercosul, da Agência Brasileira de Cooperação e do próprio ministério, que patrocinam a primeira edição da iniciativa, parte da política social do bloco.

“Como o prêmio trata da erradicação da extrema pobreza de forma ampla, contempla áreas como economia solidária, segurança alimentar e proteção e promoção social”, antecipou Aline, que participa no Rio do encontro com o Grupo Técnico da Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul. Eles consolidam os projetos do bloco.

Outra proposta que ganha força na Comissão de Assuntos Sociais do Mercosul é o projeto de Economia Social e Solidária no valor de R$ 70 milhões para fomentar o cooperativismo nas regiões de fronteira. A meta é criar centros de capacitação de microempreendedores, oferecer equipamentos, crédito mais barato, além de facilitar a comercialização de produtos.

Para colocar o projeto em prática, a comissão espera o fim da suspensão do Paraguai e a liberação do dinheiro pelo Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional (Focem), que tem o objetivo de financiar propostas e diminuir assimetrias no bloco. “Entendemos que o projeto beneficiaria muito o Paraguai e, por isso, não podemos iniciar imediatamente”, disse Aline.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul porque  líderes regionais desconfiaram de “rompimento da democracia” na destituição do então presidente Fernando Lugo, em junho deste ano. A  expectativa é que depois de as eleições de abril de 2013 o país  retorne ao bloco.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário