one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


R$ 1 bi será destinado para recuperar áreas do RJ atingidas em 2011

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Integração Nacional treina moradores de áreas de risco no Sul e Sudeste

Criado em 19/11/12 18h04 e atualizado em 19/11/12 20h18
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:

R$ 1 bilhão será destinado para recuperar áreas afetadas pelas chuvas
O Rio de Janeiro, onde os estragos foram enormes em 2011, é um dos estados abrangidos pela ação (Foto: Valter Campanato/ABr)

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) está promovendo simulados de preparação para capacitar as populações que vivem em áreas com risco de desastres naturais nas capitais do Sul e do Sudeste. Com a proximidade da época de maior incidência de chuvas, as ações irão atender a sete estados prioritários (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná) a partir de hoje (19) até o dia 8 de dezembro.

As ações terão simulação dos procedimentos executados durante desastres, entre eles, a emissão de alertas à população, o acionamento de sirenes, além da retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e o cadastramento das famílias em abrigos previamente estabelecidos. Durante os procedimentos, os moradores são retirados das casas e direcionados para as rotas de fuga até um ponto de encontro. Depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.

Os treinamentos, muito comuns em países como Estados Unidos, foram intensificados pelo Ministério da Integração Nacional em 2011. No primeiro semestre deste ano, nove estados do Nordeste  (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) sediaram os simulados, envolvendo mais de 1.200 participantes. De acordo com a Sedec, os treinamentos auxiliam a diminuir o índice de mortes em casos de desastres naturais, como enxurradas e deslizamentos.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário