one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Construção está ameaçada de demolição por causa das obras de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Movimentos sociais aproveitam marcha Veta, Dilma para prostestar contra a demolição do antigo Museu do Índio

Criado em 26/11/12 22h27 e atualizado em 27/11/12 10h23
Por Vladimir Platonow Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Museu do Índio está ameaçado de demolição para reforma do Maracanã
Construção está ameaçada de demolição por causa das obras de reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã (Tania Rego / Abr)

Rio de Janeiro – Dezenas de integrantes de movimentos sociais fizeram um protesto contra a política de remoções do governo do estado, principalmente contra a demolição do antigo Museu do Índio, durante a passeata que pede o veto da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 2.565/11, que redistribui os royalties do petróleo entre todos os estados e municípios da federação.

Manifestantes, apoiados por índios de várias etnias, que ocupam o prédio do antigo museu, ameaçado de demolição para dar lugar a um estacionamento, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, protestaram contra o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Por vários momentos, houve tumulto entre os integrantes do protesto e militantes de movimentos que apoiam o veto da presidenta ao projeto de lei. Faixas e cartazes chegaram a ser rasgados, entre empurrões e discussões acaloradas. Uma mulher chegou a ser detida por policiais militares.

O cacique Carlos Tukano, que lidera a ocupação do antigo Museu do Índio, pediu a preservação do imóvel, construído em 1910. O prédio também foi sede do antigo Serviço de Proteção ao Índio, chefiado pelo marechal Cândido Rondon.

“Nossa presença aqui é para ele [Sérgio Cabral] não esquecer da gente. Para [o governador] não demolir o nosso espaço, que une culturas milenares. Os royalties são um problema dele, que esqueceu de investir na preservação dos povos indígenas”, disse o líder Tukano.

 

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário