one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cacique Guarani-Kaiowá na IV Aldeia Multiétnica

Imagem:

Compartilhar:

MPF denuncia 19 pessoas pela morte de cacique desaparecido há um ano

Criado em 26/11/12 17h39 e atualizado em 26/11/12 18h14
Por Alex Rodrigues Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasil – O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF-MS) denunciou 19 pessoas pelo homicídio do cacique do acampamento Guaviry, em Mato Grosso do Sul, Nízio Gomes, de 55 anos. Segundo o MPF, entre os denunciados, há fazendeiros, advogados e um secretário municipal, além de proprietários e funcionários de uma empresa de segurança privada.

A denúncia foi apresentada no início de agosto, mas só no último dia 8 a juíza responsável pelo processo autorizou a divulgação das informações do Processo 0001927-86.2012.4.03.6005, agora disponíveis no site da Justiça Federal. O MPF-MS tornou pública sua iniciativa hoje (26).

O cacique guarani-kaiowá está desaparecido desde 18 de novembro do ano passado, quando, de acordo com outros índios da etnia que presenciaram o ataque, um grupo de homens armados invadiu o acampamento Guaiviry, localizado entre Ponta Porã e Aral Moreira, na região sul do estado.

Segundo os índios, Nísio foi baleado, caiu ensanguentado, aparentemente sem vida, e seu corpo foi levado pelos pistoleiros para nunca mais ser visto. Posteriormente, a perícia policial confirmou presença de sangue humano no local onde o cacique  teria caído.

Embora o corpo de Nízio não tenha sido localizado até hoje, o MPF diz ter provas e indícios suficientes para atestar o homicídio qualificado. Além de depoimentos dos próprios réus, exames de DNA feitos com o sangue encontrado no local revelaram que o material era “geneticamente relacionado à mãe e aos filhos de Nízio Gomes”.

O MPF informou que os denunciados vão responder na Justiça por vários crimes relacionados à tentativa de expulsão dos índios do acampamento, ocupado pelos guarani-kaiowá poucos dias antes da ação que resultou no desaparecimento do cacique. Até ocupar a área, reivindicada como território tradicional indígena, o grupo vivia acampado às margens de uma rodovia estadual, onde também relataram ter sido atacados por homens armados.

Entre os crimes pelos quais os denunciados vão responder, conforme a participação de cada um, estão homicídio qualificado, lesão corporal, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de testemunha e formação de quadrilha ou bando armado.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário