one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival exibe produções que celebram as diversidades.

Imagem:

Compartilhar:

Número de municípios com órgão na área de direitos humanos mais do que dobra

Criado em 13/11/12 10h08 e atualizado em 13/11/12 10h49
Por Akemi Nitahara Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Cúpula dos Povos
Gerente do IGBE lembra que a política dos direitos humanos é transversal e abrange, por exemplo, educação e assistência social (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Rio de Janeiro – A Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios (Munic) de 2011, divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de municípios que dispõem de um órgão para tratar das políticas de direitos humanos mais do que dobrou entre o levantamento de 2009 e o do ano passado.

O total passou de 1.408, em 2009, para 2.941, em 2011, o que representa 52,9% das cidades brasileiras. Para a gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Vânia Pacheco, o crescimento é um bom sinal. “A gente não pode esquecer que a política de direitos humanos é transversal, abrange todas as políticas públicas, ela está na educação, no saneamento, em todas elas, e normalmente esse órgão gestor está junto com outras políticas, como a de assistência social. [O aumento] já demostra uma preocupação dos municípios com relação a isso.”

Na Região Nordeste, 60,7% dos municípios contavam com um órgão responsável pela política de direitos humanos, enquanto na Região Norte a proporção cai para 41,6%.

A Munic também constatou que a preocupação com os direitos humanos aumenta de acordo com o tamanho da população. Nos municípios com até 5 mil habitantes, a proporção de cidades com estrutura específica era 46,9%. Nos municípios com mais de 50 mil habitantes, o índice sobe para 86,8%.

Com relação aos conselhos municipais na área de direitos humanos, foram criados 1.041 órgãos de 2009 para 2011, chegando a 15.719 em todo o Brasil. Entre eles, há 121 conselhos municipais de Direitos Humanos, 5.420 de Direitos da Criança e do Adolescente, 196 de Igualdade Racial, 2.862 de Direitos do Idoso, 789 da Pessoa com Deficiência e 870 de Políticas para as Mulheres. Já os conselhos tutelares estão presentes em 5.521 municípios (99,2% do total).

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário