one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Assembleia da República de Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento aprova Orçamento de Portugal

Criado em 27/11/12 15h31 e atualizado em 27/11/12 16h06
Por Gilberto Costa Edição:Carolina Pimentel Fonte: Correspondente da EBC

Assembleia da República de Portugal
A proposta foi aprovada pelos partidos que formam o gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.(Hugo Cadavez / Creative Commons)

Lisboa – O governo português conseguiu aprovar em votação final na Assembleia da República, órgão legislativo, a Proposta de Lei 103/2012 que define o Orçamento do Estado para 2013. O texto eleva o pagamento de impostos no país para famílias e alguns setores econômicos (como bares e restaurantes), reduz o número de alíquotas e diminui o pagamento de subsídios e benefícios sociais para funcionários públicos e aposentados.

A proposta foi aprovada pelos partidos que formam o gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho - Partido Social Democrata (PSD) e Partido Popular (CDS-PP) -, que somam 132 dos 230 votos na assembleia.

Três partidos da oposição - o Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE) e o Partido Ecologista (“Os Verdes” - PEV) - prometem encaminhar um pedido de fiscalização ao Tribunal Constitucional pedindo a suspensão do orçamento.

Em julho deste ano, o tribunal considerou ilegal a suspensão do pagamento dos subsídios de férias ou de Natal a funcionários públicos e aposentados, conforme pedido feito pelo BE e pelo Partido Socialista (PS), principal partido de oposição, com 74 deputados.

Além dos partidos de oposição, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) também promete pedir ao presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que acione (preventivamente) o Tribunal Constitucional e, a seguir, vete o orçamento.

Os sindicalistas, que ainda aguardam audiência com o presidente, querem que ele peça demissão do governo de Passos Coelho e convoque eleições parlamentares antecipadas. “Começa a haver um clamor de renovação. Se ele [Cavaco Silva] está atento aos descontentamentos e às movimentações, que tenha consideração ao que está ouvindo”, disse à Agência Brasil o secretário-geral da CGTP, Armênio Carlos.

Conforme a Constituição Portuguesa, o presidente da República “só pode demitir o Governo quando tal se torne necessário para assegurar o funcionamento das instituições democráticas”.

A avaliação da central sindical, assim como dos partidos de esquerda, é que o orçamento aprovado ataca as funções de bem-estar social do Estado, o que pode agravar a situação de pobreza diante da crise econômica na zona do euro. O governo, por sua vez, defende que é preciso equilibrar as despesas públicas com a receita.

“O Estado de investimento social é o Estado Sustentável […] que torna possível o seu financiamento”, disse o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, defendendo a proposta de orçamento no discurso que antecedeu a votação na Assembleia da República.

Economistas já ouvidos pela Agência Brasil avaliam que o Orçamento do Estado vai aumentar a desigualdade em Portugal e que não será suficiente aumentar impostos para evitar a crise econômica. A votação de hoje encerra a tramitação da proposta, já aprovada genericamente no final de outubro.

Ontem (26), a Grécia, que assim como Portugal sofre com a crise na Europa, conseguiu renegociar com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e com a Comunidade Europeia (a chamada Troika) a redução da dívida e um segundo programa de ajuda de 44 milhões de euros. O Orçamento de Estado é peça de negociação entre o governo português e os credores da Troika.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário