one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota

Imagem:

Compartilhar:

Patriota pede que comunidade internacional discuta a crise em Gaza

Criado em 23/11/12 03h45 e atualizado em 23/11/12 08h59
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota (Wilson Dias/ABr)

Brasília – Ao embarcar ontem (22) de Paris, na França, para Salvador, na Bahia, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, elogiou a trégua entre o Hamas e Israel, encerrando oito dias de ataques mútuos. O chanceler disse que é fundamental que a comunidade internacional “pressione” para a retomada do debate sobre o tema e defendeu o direito de os palestinos terem um Estado independente.

“O importante é que, além da trégua, seja retomado o processo de paz porque é uma situação insustentável essa tensão permanente entre israelenses e palestinos. Há uma série de aspectos que devem ser revistos”, disse Patriota, que participa hoje (23) em Salvador do seminário Mercosul: Novas Perspectivas.

“O importante é um acordo que seja capaz de viabilizar dois Estados [da Palestina e de Israel], é para isso que estamos trabalhando. Manifestamos também apoio ao Estado palestino, [ao pleito] de conquistar o status de Estado observador nas Nações Unidas”, completou.

Para o chanceler, houve uma  “paralisia, de certa forma”, por parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em meio à crise que ocorreu na região da Faixa de Gaza. Ele destacou, porém, o empenho do governo do Egito em mediar a paz.  

“O governo [brasileiro] viu com grande preocupação ódios desse tipo que refletem também a ausência de progresso no processo de paz no Oriente Médio”, disse Patriota. “O governo viu com preocupação o uso desproporcional da força.”
  
O emissário do Brasil para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto, acrescentou à Agência Brasil que o acordo de cessar-fogo é “provisório” e representa apenas a “primeira etapa” de um longo processo em busca da paz na região. Segundo ele, a próxima fase é política e de negociações intensas.

“Será fundamental discutir o fim do cerco que há à Faixa de Gaza, por exemplo”, disse Melantonio Neto, referindo-se à presença ostensiva das Forças Armadas de Israel na região, exceto em uma saída que é a que segue em direção ao Egito. “Esta é uma crise que só produz mortos e feridos de ambos os lados.”

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário