one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Paulo Sergio Pinheiro diz que chance de intervenção na Síria é remota, embora violência continue

Criado em 14/11/12 12h39 e atualizado em 14/11/12 13h28
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Conflitos na Síria
Segundo o brasileiro, há um consenso de que o processo político na Síria deve ser conduzido internamente. (Télam)

Brasília – O presidente da Comissão Internacional Independente de Inquérito para a Síria, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, disse hoje (14) à Agência Brasil que a hipótese de intervenção externa no país é remota. Pinheiro ressaltou que, em quase dois anos de conflitos, as violações aos direitos humanos são frequentes e as vítimas aumentam. “Em curto prazo, não há um milagre”, disse.

O brasileiro foi o responsável pela elaboração do relatório minucioso sobre as violações aos direitos humanos na Síria. No documento, a equipe de Pinheiro relata casos de tortura, assassinatos, agressões a crianças, adolescentes e mulheres, assim como prisões irregulares e perseguições.

Pinheiro acrescentou que a tendência é o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição perceberem que, após 20 meses de confrontos, a única solução é a negociação. “Todos os lados parecem que já perceberam que não haverá um vencedor nesse processo”, destacou o brasileiro, que veio a Brasília para a inauguração da Casa das Nações Unidas no Brasil.

No entanto, Pinheiro disse que observa “progressos” nas negociações a partir de missões feitas pelo enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, que conseguiu conversar não só com os integrantes do governo sírio, como também com a oposição e autoridades dos países vizinhos. No próximo dia 10, o brasileiro segue para a região em uma missão.

Ontem (13) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, lembrou que conversou sobre a situação da Síria com a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton. Segundo ele, há um consenso de que o processo político na Síria deve ser conduzido internamente. “É uma situação que continua a representar um desafio”, disse.

Para Patriota, a comunidade internacional deve apoiar o Conselho de Segurança da ONU para que retome o assunto a fim de discutir o agravamento da violência na região. “A violência segue desimpedida com altíssimo número de mortos, a situação humanitária se agrava, começa a afetar os países vizinhos, o que nos preocupa muito”, disse.

Edição: Juliana Andrade
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário