one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pepita de ouro

Imagem:

Compartilhar:

Polícia Federal prende 19 pessoas acusadas de extração ilegal de ouro

Criado em 06/11/12 17h25 e atualizado em 06/11/12 17h57
Por Bruno Bocchini Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Polícia Federal prende 19 pessoas acusadas de extração ilegal de ouro
Pepita de ouro (carlocosta.blogspot.com)

São Paulo – A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (6), até as 16h30, 19 pessoas acusadas de participar de uma organização criminosa de extração ilegal de ouro e que comercializava o produto no Sistema Financeiro Nacional. De acordo com a PF em Cuiabá (MT), foram apreendidas armas e quantidades de ouro com os suspeitos.

Chamada de Operação Eldorado, os policiais federais pretendem cumprir 28 mandados de prisão temporária, oito mandados de condução coercitiva – em que o acusado é obrigado a prestar depoimento – e 64 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal em Mato Grosso, a serem cumpridos no Pará, em Mato Grosso, Rondônia, no Amazonas, em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.  

As investigações, coordenadas pela Superintendência Regional da PF em Mato Grosso, iniciadas em fevereiro, indicam que a organização criminosa cometeu crimes ambientais, como exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição, além de delitos contra a ordem econômica (usurpação de bens da União) e contra o Sistema Financeiro Nacional, como lavagem de dinheiro.

“O ouro extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo”, diz, em nota, a PF. Em dez meses de investigação, a polícia conseguiu constatar que uma das empresas distribuidoras, das três envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150 milhões.

Participam da operação cerca de 380 policiais, além de fiscais do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário