one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mursi ofereceu condolências aos mortos em Gaza, que chamou de "mártires".

Imagem:

Compartilhar:

Presidente egípcio dialoga com juízes para tentar conter crise no país

Criado em 27/11/12 07h30 e atualizado em 27/11/12 11h19
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mohamed Morsi
Presidente egípcio dialoga com juízes para tentar conter crise no país. (Egyptian Government / Wikimedia Commons)

Brasília – Em meio a protestos e críticas, o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, conversou ontem (26) com os juízes e magistrados, na tentativa de encerrar a crise causada por um decreto que amplia os poderes presidenciais. Mursi disse que o decreto será mantido por tempo limitado e apenas para "assuntos soberanos" de proteção das instituições egípcias. Apesar da informação, está marcado para hoje (27) um protesto no Cairo, capital egípcia, contra Mursi.

Pelo decreto, editado na semana passada, o presidente amplia seus poderes, sem direito a contestação externa, e reduz as ações do Judiciário e do Legislativo. A medida gerou críticas, polêmicas e manifestações violentas no país.

A Irmandade Muçulmana, partido de Mursi, chegou a plenajar uma manifestação em favor do governo, mas cancelou a ação para evitar o agravamento das tensões. Ontem, Mursi esteve reunido, durante cinco horas, com integrantes da Suprema Corte.

Assista reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O porta-voz da Presidência da República, Yasser Ali, disse que Mursi assegurou que a independência judiciária será respeitada. Ali informou também que não haverá novos julgamentos de oficiais que trabalharam para o ex-presidente Hosni Mubarak (derrubado pela Primavera Árabe no ano passado) até que novas provas sejam apresentadas.

Líderes da oposição, como o Nobel da Paz Mohamed El Baradei, disseram que só aceitarão dialogar  com o governo se o presidente revogar o decreto.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário