one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes cariocas aprendem sobre cinema

Imagem:

Compartilhar:

Projeto revela cineastas entre alunos da rede municipal do Rio

Criado em 25/11/12 15h36 e atualizado em 07/07/16 14h59
Por Paulo Virgilio Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Projeto revela cineastas entre alunos da rede municipal do Rio
Estudantes cariocas aprendem sobre cinema (http://www.facebook.com/imagensemmovimento)

Rio de Janeiro - Um projeto educativo e cultural inédito no Brasil transformou, ao longo de um ano, alunos de seis escolas municipais do Rio em pequenos cineastas. Durante esse período, eles tiveram aulas com profissionais de cinema e aprenderam cada uma das etapas de produção de um filme, do roteiro à edição. O resultado da experiência será exibido ao público terça e quarta-feira (27 e 28), no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, na zona sul da capital.

Contemplado pelo programa Petrobras Cultural em 2010, o projeto Imagens em Movimento é o primeiro braço fora da Europa do programa pedagógico Cinema, 100 Anos de Juventude, idealizado pelo cineasta francês Alain Bergara com o objetivo de introduzir o ensino do cinema nas escolas, como disciplina optativa. Atualmente, seis países integram o programa, por meio de uma rede internacional coordenada pela Cinemateca Francesa.

Coordenado no Brasil pela professora Ana Dillon, que fez mestrado em cinema na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, sob a orientação de Bergara, o projeto tem como foco principal promover uma experiência dos estudantes com a arte, desenvolver o senso crítico e o potencial criativo, além de garantir o direito à cultura.
"Aprendemos muito com os alunos”, diz Ana Dillon. “Eles são movidos a criatividade, sem perceber isso”, constata.

Segundo a professora, nos 14 curtas da mostra, as narrativas ficcionais se misturam com eventos imprevistos, resultantes do acaso e da manifestação das pessoas. “Os alunos saíram em busca de locais e situações no Rio de Janeiro que despertassem seu interesse”, explica.

Quatro dos filmes a serem exibidos nos dias 27 e 28 no Espaço Itaú, das 9h às 12h30, já tiveram uma première em junho, em Paris, em uma sessão especial da Cinemateca Francesa, presidida pelo cineasta Costa-Gravas. Quatro estudantes cariocas estiveram presentes.

As escolas municipais beneficiadas pelo projeto em 2012 foram Lindolpho Collor, em Rio das Pedras; Presidente Medici, em Bangu, e Presidente Roosevelt, em Realengo, todas na zona oeste da cidade. No centro, o projeto Imagens em Movimento foi implantado na Escola Orlando Villas-Boas, no bairro de Fátima, e na zona sul, nas escolas Almirante Tamandaré, no Vidigal, e Camilo Castelo Branco, no Horto.

Para 2013, os responsáveis pelo projeto estão programando a realização, no Rio de Janeiro, de um festival internacional de cinema estudantil. Outra novidade é a exibição dos filmes feitos pelos jovens antes das sessões de longas-metragens em cartaz no circuito nacional, a convite de uma rede de salas do país. O projeto também pretende investir na capacitação de professores da rede pública para o ensino das técnicas cinematográficas.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário