one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trem entre Curitiba e Morretes, pela Serra do Mar.

Imagem:

Compartilhar:

Região Sul: estudos para transporte de passageiros por ferrovias terminam até o fim do mês

Criado em 21/11/12 13h04 e atualizado em 21/11/12 13h29
Por Pedro Peduzzi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Trem no Paraná.
Trem entre Curitiba e Morretes, pela Serra do Mar. (Cesar e Camilla / Creative Commons)

Brasília - Até o final do mês, serão concluídos os estudo de viabilidade para o transporte ferroviário de passageiros em dois trechos da Região Sul. O primeiro – no Paraná, entre Maringá e Londrina – terá aproximadamente 125 quilômetros (km). O outro, de 80 km, no Rio Grande do Sul, ligará Caxias a Bento Gonçalves, caso use a atual estrutura. Essa extensão poderá ser reduzida para concorrer com os 48 km rodoviários entre os dois municípios. Há, de acordo com o Ministério dos Transportes, mais quatro trechos com os estudos bastante avançados.

A expectativa do governo é que, até o começo de março, o estudo referente aos 54 km entre Pelotas e o Porto do Rio Grande (RS) esteja concluído. Em relação aos trechos Salvador-Alagoinhas-Conceição de Freitas (180 km), na Bahia; Codó-Teresina-Altos (130 km), no Piauí; e São Luis-Itapecurumirim (80 km), no Maranhão, o levantamento deve terminar entre final de abril e começo de maio.

“Já levantamos os valores preliminares dessas intervenções, e os estudos de viabilidade indicará se terão condições [de ser construídos]. Supondo que os seis tenham viabilidade, vamos contratar outro estudo para atualizar a dinâmica de transporte e [para identificar] os modelos de negócios”, disse o coordenador de Trens Regionais de Passageiros, do Ministério do Transporte, Euler Sampaio.

Boa parte dessas ferrovias já tem infraestrutura suficiente, mas é usada basicamente para o transporte de cargas. “Claro que, em trechos onde haja grande circulação de veículos de carga, há a possibilidade de fazermos duplicações para evitar congestionamentos”, disse o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa.

O governo pretende usar parcerias público-privadas para tocar todos os projetos, que contaram com a ajuda de universidades de Santa Catarina, Minas Gerais e da Bahia. “Esses estudos têm como parâmetro o transporte rodoviário. Por isso, [os trens] têm de apresentar, para o passageiro, um custo mais baixo e [funcionar] integrado a outros modais, além de serem mais confortáveis”, acrescentou Sampaio.

Segundo ele, há também a intenção de tratar as estações como negócios com potencial de arrecadação. “Pensamos, inclusive, que os estacionamentos [nas estações] precisam ter o preço da passagem inserido. Caso contrário, corremos o risco de a demanda acabar se voltando às rodovias”, avaliou o coordenador.

Até o momento, o governo contabiliza 64 pedidos de estudos de viabilidade para o transporte ferroviário regional de passageiros. Desse total, 14 foram identificados como prioritários. Os seis trechos que estão prestes a finalizar os estudos fazem parte desse grupo.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário