one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival Internacional da Criatividade

Imagem:

Compartilhar:

Rio sedia 2ª Bienal Mundial da Criatividade até domingo

Criado em 21/11/12 13h42 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Flávia Villela Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Festival Internacional da Criatividade
Exposição é parte do Festival Internacional da Criatividade. (Divulgação)

Rio de Janeiro – A 2ª Bienal Mundial da Criatividade começou hoje (21) no Rio de Janeiro e está aberta ao público até o próximo domingo (25) no Píer Mauá, zona portuária da capital fluminense. A bienal reúne, em mais de 1,5 mil metros quadrados, obras de 17 artistas do mundo todo.

A estudante Estela Paula Mota de Oliveira, 13 anos, disse que ficou surpresa com a exposição. “Achei bem legal. Mas muita coisa não entendi, como essa roupa aí”, disse a menina apontando para a obra do sul-africano Ralph Borland: uma roupa criada especialmente para quem for às ruas protestar.

“Suited for Subversion” (Adequado para a Subversão) é resultado da conclusão de mestrado do artista e consiste em uma roupa inflável vermelha que protege a parte superior do corpo, tem um dispositivo que mede o pulso da pessoa e uma caixa de som localizada no peito do manifestante para amplificar o som das batidas do coração. A obra que, pertence ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), faz uma crítica à truculência policial e à falta de liberdade de expressão.

Uma das artistas que participam da bienal, Doris Graf, da Alemanha, produz sua obra de forma participativa e colaborativa. Até o dia 23, estudantes de diferentes escolas da cidade vão desenhar símbolos que expressam sua relação pessoal e opinião sobre o Rio de Janeiro. A obra intitulada <Me, Rio> será um grande painel com os desenhos coletados.

“Ontem e hoje de manhã vieram estudantes colaborar com a obra. Mais tarde, cinco escolas vêm aqui para fazer mais desenhos. Os símbolos que recebi até agora são muito positivos e falam muito do desejo comum dessas crianças de ter uma cidade melhor”, disse a artista que já realizou obra similar na Alemanha e explicou que a escolha das crianças para o trabalho deve-se ao fato de serem “ótimos desenhistas” e conseguirem passar mensagens que ultrapassam as barreiras linguísticas.

A Bienal Mundial de Criatividade faz parte do Festival Internacional de Criatividade, que inclui também um fórum e oficinas sobre a importância da economia criativa e projetos inovadores para o futuro das cidades. Com o tema “Redesign e Transformação Urbana”, a nona edição do fórum, que vai até sexta-feira, terá a presença de profissionais e pensadores internacionalmente conhecidos nos ramos do design, urbanismo, das artes e dos empreendimentos criativos.

A publicitária Ana Paula Sabino Domingos trabalha com propostas alternativas para promover a sustentabilidade e se inscreveu em algumas palestras para fazer contatos e conhecer o que está sendo discutido e produzido fora e dentro do Brasil. Ela aproveitou para ver a exposição.

“Adorei as cores. Tudo muito inovador. Acho que é uma forma legal de unir a ideia da sustentabilidade com a de coletividade e propor soluções urbanas necessárias para o mundo de hoje”, opinou a publicitária.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário