one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo colombiano e Farc anunciam acordo para negociações

Imagem:

Compartilhar:

Santos pede colaboração da sociedade para alcançar a paz e negociar com as Farc

Criado em 22/11/12 08h46 e atualizado em 22/11/12 09h25
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Governo colombiano e Farc anunciam acordo para negociações
Até o final de novembro deve acontecer outra reunião para negociações. (Télam)

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, apelou à sociedade para que busque a unidade e alcance a paz. Santos referiu-se ao apoio para as negociações do governo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ontem (21), em Havana, capital de Cuba, foi encerrada a etapa de negociações relacionada à questão da terra e, até o fim deste mês, deve ocorrer mais uma reunião.

Santos destacou que a busca pela paz é tema que envolve todos os colombianos, com implicações para o futuro. Segundo ele, há uma linha tênue entre justiça e paz , estabelecida na tentativa de negociar a paz e o fim dos conflitos, que duram cerca de meio século na Colômbia. O discurso de Santos está na página da Presidência da Colômbia.

 

Leia também:

Entenda as negociações entre governo colombiano e as Farc

 

"As conversas em Cuba têm implicações importantes e vão nos levar a tomar decisões complexas que surgem quando é preciso resolver um conflito, estabelecendo uma linha entre a justiça e a paz. É decisão que deve tomar uma sociedade interessada em resolver um conflito como o que tivemos há tanto tempo", disse o presidente.

O texto do acordo tem como base cinco pontos, definidos em numerosas conversas, que envolvem o desenvolvimento rural, a participação das Farc na vida política, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico e a garantia de preservação dos direitos das vítimas. Na reunião de ontem, foi abordada a questão da distribuição de terra.

Pelos números do Exército colombiano, há 8.147 guerrilheiros das Farc em ação, além de 10.261 pessoas que formam uma espécie de rede de apoio à guerrilha. As mediações para o acordo são feitas por integrantes dos governos da Venezuela, Noruega, de Cuba e do Chile. O Brasil também ofereceu apoio e deve colaborar com orientações sobre agricultura familiar.

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário