one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Secretário-geral assina acordo para OEA acompanhar eleições no Paraguai

Criado em 21/11/12 08h13 e atualizado em 21/11/12 09h18
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma missão de observadores para acompanhar as eleições presidenciais no Paraguai, em 21 de abril de 2013. O acordo para o envio da missão foi assinado, em Washington, nos Estados Unidos, pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, Oscar Arias, ex-presidente da Costa Rica, e o embaixador Martin Sannemann, que representa o Paraguai na organização.

O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) há cinco meses, desde a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em 22 de junho. Para as autoridades da região, o processo de impeachment a que Lugo foi submetido rompeu com a ordem democrática no Paraguai.

A missão da OEA tem garantias de autonomia e liberdade para observar o processo eleitoral, visitando os locais de votação, usando veículos próprios e assegurando à inviolabilidade dos documentos. Pelo acordo, os observadores devem ter salvaguardado o direito à independência de suas atividades.

No próximo dia 2, Oscar Arias visitará o Paraguai para reuniões com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades do Judiciário e Legislativo. Segundo o representante do Paraguai na OEA, o acordo firmado com a OEA reflete a vontade do governo para “alcançar a total “transparência” no processo eleitoral.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário