one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Defensoria Pública do DF atende idosos

Imagem:

Compartilhar:

Sul-americanos trocam experiências sobre defesa gratuita na Justiça

Criado em 04/11/12 18h24 e atualizado em 04/11/12 18h43
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Defensoria Pública da União faz atendimento itinerante
Países trocam experiências sobre defensoria pública (Elza Fiúza/Arquivo ABr)

Brasília – Nos últimos anos, a Venezuela conseguiu dobrar o número de defensores públicos no país, atingindo a marca de 908, garantindo a defesa de 80% dos detentos sem condições financeiras. No Uruguai, os defensores públicos concentram os esforços no apoio aos adolescentes dependentes químicos. Na Colômbia, o desafio é garantir que os guerrilheiros, considerados terroristas pelo governo, também tenham direito à defesa gratuita.

No Brasil, há 480 defensores públicos federais, mas o esforço das autoridades é chegar a 789 profissionais até 2014, sem contar com os que atuam em nível estadual. Experiências bem-sucedidas no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Venezuela, na Bolívia, no Chile e na Colômbia foram apresentadas durante a Reunião Especializada de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (Redpo), realizada a semana passada, em Brasília.

O chefe da Defensoria Pública Geral da Venezuela, Ciro Araújo, disse à Agência Brasil que os defensores venezuelanos saem às ruas, vão à área rural e também aos presídios para assegurar o direito à defesa para quem não tem condições de pagar um advogado. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação no país”, ressaltou.

A representante da Direção Nacional de Defensorias Públicas do Uruguai, Beatriz Aida Gilardino Bixio, acrescentou à Agência Brasil que a troca de experiências entre as defensorias é essencial para o aperfeiçoamento comum.

“Aprendemos com as experiências bem-sucedidas o que pode ser aplicado em nossos países, e as que não são boas nos ensinam também o caminho que não deve ser seguido. Ao final, é sempre positivo”, disse a defensora. “No Uruguai, o nosso desafio atualmente é garantir a defesa para os adolescentes dependentes químicos. São meninos e meninas que têm de 13 a 17 anos”.

O  diretor nacional da Defensoria Pública do Povo da Colômbia,  Esiquio Manuel Sanchez Herrera, disse à Agência Brasil que o desafio do seu país é garantir aos guerrilheiros e às vítimas o direito à defesa jurídica gratuita do Estado, se necessário.

“Na Colômbia, há uma compreensão geral que todos têm direito à defesa e isso deve ser preservado”, disse Sanchez Herrera, lembrando que o governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, negocia um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que há meio século atuam no país.
 
O representante da área internacional da Defensoria Geral da Nação da Argentina, Juan de Dios Moscoso, disse à Agência Brasil que os defensores tentam concentrar suas atenções em áreas específicas: gênero, imigrantes, crianças e adolescentes, além de direitos humanos.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário