one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal norte-americano decide em favor da Argentina

Criado em 29/11/12 07h36 e atualizado em 29/11/12 11h16
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Tribunal de Apelações do Segundo Circuito dos Estados Unidos suspendeu a ordem do juiz Thomas Griesa, do Tribunal Federal em Nova York, para que o governo argentino pague US$ 1,3 bilhão referente à dívida com investidores de fundos até o dia 15. O tribunal acatou o recurso, impetrado pelo governo da Argentina no último dia 26, e adiou a execução da ordem.

A nova sentença informa que as ações relativas à ordem judicial anterior permanecem pendentes até decisão do tribunal. Na sentença, há um  cronograma de apresentações até 27 de fevereiro de 2013.

Cristina Kirchner
Governo da Argentina conseguiu renegociar a dívida com 93% dos credores. (Valter Campanato/ABr)

Até o próximo dia 28, o governo da Argentina pretende apresentar documentos com suas alegações.  Em 4 de janeiro, devem ser apresentados os argumentos das partes envolvidas. A sustentação oral, quando os advogados argumentam pessoalmente, ocorrerá em 27 de fevereiro de 2013.

Leia também:

Argentina tenta reverter decisão que obriga país a pagar dívida de US$ 1,3 bilhão

O dinheiro é reclamado por responsáveis por fundos de investimentos, que detêm pequena parte da dívida argentina, mas que não aceitaram renegociar seus títulos, como fizeram 93% dos credores.

No recurso do governo argentino, encaminhado no último dia 26, a argumentação é que a ação seja concluída somente após o fim das discussões e votações sobre o tema na Câmara dos Deputados. Para o governo, houve falhas na condução do processo, uma delas é que o juiz Thomas Griesa não teria competência para determinar as medidas.

Os advogados argumentam também que a decisão de Griesa é uma agressão à  soberania da Argentina, pois demonstra desconhecer as medidas aprovadas pelo Congresso do país, que obtiveram consenso da maioria das forças representadas no Parlamento. As propostas de reestruturação foram aceitas por 93% dos credores em 2005 e 2010.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário