one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Tribunal Superior Eleitoral foi presidido pela minista do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia

Imagem:

Compartilhar:

TSE considera “prematuro” relacionar abstenções em 2012 com a falta de recadastramento

Criado em 06/11/12 17h23 e atualizado em 05/01/15 09h55
Por Débora Zampier Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

 A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), minista Cármen Lúcia, concede entrevista coletiva
Ministra Cármen Lúcia acha "prematuro" relacionar abstenção com falta de cadastramento (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, evitou hoje (6) relacionar o aumento dos eleitores ausentes nas últimas eleições municipais com a falta de recadastramento na Justiça Eleitoral. De acordo com a ministra, qualquer comparação neste sentido é “prematura”.

Segundo dados divulgados pelo TSE, houve pico de abstenção de quase 20% no segundo turno das eleições. Nas capitais onde houve recadastramento para uso do sistema biométrico, como Curitiba, Maceió, Aracaju, Porto Velho e Goiânia, a taxa de ausência nas urnas foi de 11,98%, bem abaixo da média nacional.

"Acho que seria prematuro ter um dado [que faça paralelo entre o recadastramento e a queda de abstenção]. Agora, é preciso analisar porque em alguns estados o índice foi maior do que em outro”, disse a ministra.

Neste ano, o sistema de reconhecimento digital foi aplicado em 298 municípios de 24 estados, com a participação de 7,8 milhões de eleitores. A expectativa é que a biometria seja ampliada em 2014, mas o TSE ainda não estabeleceu metas, que dependerão do retorno de presidentes das cortes eleitorais sobre cidades que podem passar pelo recadastramento. As informações são esperadas para daqui a 15 dias.

Cármen Lúcia acredita que alguns dos fatores que podem ter colaborado para o aumento de ausências no segundo turno foi o início do horário de verão e as diferenças de fusos horários, além da comemoração do Dia do Servidor em alguns estados, o que levou muitos eleitores a viajar.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário