one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os supermercados venderam em setembro 4,91% mais, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Vendas nos supermercados crescem em ritmo mais lento

Criado em 27/11/12 13h04 e atualizado em 27/11/12 13h35
Por Marli Moreira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Supermercado
Arroz, farinha de mandioca e café torrado e moído tiveram as maiores altas no período. (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo - Os supermercados de todo o país venderam 2,38% mais, em outubro último, do que no mesmo período do ano passado e 2,2% acima do resultado de setembro último, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano, as vendas reais do setor aumentaram 5,18%, já descontada a inflação do período com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ritmo de crescimento das vendas ficou um pouco abaixo do registrado em setembro, quando a taxa acumulada do ano havia ficado em 5,5%. Em outubro, o valor da cesta com os 35 produtos mais consumidos, o AbrasMercado, apurado pelo instituto GFK, atingiu R$ 334,64, o que representa alta de l,45% na comparação com o mês anterior e 7,97% na comparação com o mesmo período do ano passado.

As maiores elevações foram constatadas nos seguintes produtos: arroz ( 7,64%), farinha de mandioca (2,67%) e café torrado e moído (2,45%). Já as principais quedas foram: tomate (-6,75%), cebola (-3,63%) e sal (-2,32%).

De acordo com Índice Nacional de Volume – medido pela Nielsen para a Abras, a quantidade de produtos comprados em supermercados de janeiro a outubro foi 0,2% inferior ao volume registrado em igual período de 2011, quando o consumo havia crescido 2% sobre 2010. Houve elevação apenas na cesta de bebidas não alcoólicas (l,5%) e limpeza caseira (0,1%).

A venda de bebidas alcoólicas ficou estável e entre as cestas em queda estão as de mercearia doce, com variação de -0,1%; perecíveis, com -0,4%; mercearia salgada, com -0,6%; higiene e beleza, com -1,4% e a cesta “outros” que contém principalmente produtos de bazar, com -2,9%.

Por categoria de produto, o bolo industrializado foi o que teve maior alta (23,1%), seguido pelo suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); whisky (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%) e salgadinho para aperitivos (3,6%).

Na lista das principais quedas estão: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%).

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário