one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cidade da Guatemala (Guatemala) - Peças de artesanato guatemalteco podem ser encontradas no mercado da capital.

Imagem:

Compartilhar:

À espera do fim do mundo, turistas lotam região onde viveram os maias

Criado em 18/12/12 10h06 e atualizado em 18/12/12 11h14
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Repórter da Agência Brasil

Guatemala
Cidade da Guatemala (Guatemala) - Peças de artesanato guatemalteco podem ser encontradas no mercado da capital. (Valter Campanato/ABr)

Brasília - A previsão de que o mundo acabará em três dias – sexta-feira (21) –, de acordo com interpretações do calendário maia, provocou uma busca elevada de turistas estrangeiros à Guatemala. Assim como Honduras e El Salvador, o local abrigou a civilização maia. A expectativa, segundo o Instituto Guatemalteco de Turismo, é receber cerca de 200 mil estrangeiros.

A civilização maia é reconhecida pelo aprimoramento da língua escrita e pelos conhecimentos em arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Os maias jamais desapareceram por completo e, na Guatemala, os descendentes tentam manter as tradições.

Leia também:

Saiba por que o mundo (não) vai acabar no dia 21 de dezembro

Confira outras previsões "furadas" de fim de mundo

12/12/12: o início do fim?

O calendário maia pode ser sincronizado e interligado a uma série de combinações de ciclos e análises paralelas. Como é preciso interpretar, em geral, os leigos não conseguem lidar com o sistema. Segundo especialistas, o calendário maia tem aspectos semelhantes aos empregados em outras civilizações mesoamericanas.

O Observatório Nacional Indígena disse que ocorreram gastos excessivos para a promoção das atividades de sexta-feira. Informações não confirmadas indicam que o Ministério da Cultura e do Desporto investiu aproximadamente US$ 3,2 milhões, enquanto o instituto gastou cerca deUS$ 5 milhões. Houve ainda um decreto presidencial que determinou o treinamento de agentes de turismo para atuar nas áreas sagradas da civilização maia.

*Com informações da agência pública de notícias da Guatemala, AGN e da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário