one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças com a bandeira nacional

Imagem:

Compartilhar:

Alunos da rede pública e escoteiros participam da troca da Bandeira Nacional

Criado em 02/12/12 12h53 e atualizado em 02/12/12 13h05
Por Pedro Peduzzi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília - Cerca de 700 crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) e de seis grupos de escoteiros participaram hoje (2) da solenidade de troca da Bandeira Nacional, de acordo com a Marinha, organizadora do evento. A cerimônia ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês, em sistema de rodízio entre as Forças amadas e o governo do Distrito Federal. Desta vez, a promoção ficou por conta da Marinha.

A cerimônia tem como objetivo incentivar o patriotismo e atos cívicos. Hoje, uma área especial foi reservada para estudantes de escolas públicas de Santa Maria, do Varjão e do Gama, regiões do DF. Foram convidadas também crianças que participam de oficinas do Serviço Social da Indústria (Sesi), além de escoteiros.

“O hasteamento da bandeira é muito emocionante e é importante para a gente lembrar da importância da nossa pátria. Fica ainda mais emocionante acompanhado de um hino tão bonito como o nosso”, disse Alan Souza de Oliveira, 12 anos, estudante da Escola Classe do Varjão. Foi a primeira vez que ele compareceu à cerimônia.

Ao fundo, ouvia-se a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, tocada pela integrante do grupo Força no Esporte, Tainá de Jesus Conde, 13 anos, no saxofone. O grupo, que participa há cinco anos das cerimônias de hasteamento da bandeira promovidas pela Marinha, reúne crianças do Varjão e é organizado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais. “Eles nos buscam de segunda a sexta-feira no Varjão para ensaiarmos”, disse Tainá, que há seis meses estuda saxofone.

A solenidade foi instituída pela Lei Federal 5.700, de 1º de setembro de 1971, cujo texto determina que a Bandeira Nacional esteja permanentemente no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes “como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. O evento é organizado em sistema de rodízio entre Exército, Marinha e Aeronáutica e o governo do Distrito Federal.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário