Digite sua busca e aperte enter


Gonzagão fala ao telefone observado pelo conjunto musical que o acompanhou durante alguns anos

Imagem:

Compartilhar:

Brasil comemora o centenário de Luiz Gonzaga

Criado em 13/12/12 09h44 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Agência Brasil Edição:Tereza Barbosa

Brasília - No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu (PE) o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que, na pia batismal da igreja matriz da cidade recebeu o nome de Luiz Gonzaga Nascimento.

Com apenas 8 anos de idade, ele substitui um sanfoneiro em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê. O dinheiro, 20 mil réis, "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.

Acesse a página especial sobre os 100 anos de Luiz Gonzaga

Brasil reafirma a importância de Gonzaga em seu centenário

A partir daí, os convites para animar festas - ou sambas, como se dizia na época - tornam-se frequentes. Antes mesmo de completar 16 anos, Luiz de Januário, Lula ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia.

Um século depois, muitas são as histórias que seus companheiros têm para contar desse homem que fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona para todo o país.

Hoje (13), a Agência Brasil publica uma série de matérias que mostram a trajetória do Rei do Baião e as histórias pitorescas envolvendo uma carreira de sucesso, que mudou a visão do brasileiro sobre a cultura nordestina.

​Infografia produzida por Arte Djor/EBC

Copie o código abaixo e incorpore este flash em teu blog ou site

<embed height="600" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" quality="high" src="http://agenciabrasil.ebc.com.br/ckfinder/userfiles/flash/Infograficos/Luiz-Lua-Gonzaga-100-anos/luizGonzagaMinhaVidaAndarPais.swf" type="application/x-shockwave-flash" width="720">


Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade