one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança participa de protesto contra violência na Faixa de Gaza. Ao menos 18 pessoas foram mortas nos ataques desta segunda-feira, elevando a 95 os palestinos mortos na atual onda de confrontos

Imagem:

Compartilhar:

Assentamentos israelenses em territórios palestinos preocupam, diz Itamaraty

Criado em 04/12/12 19h25 e atualizado em 04/12/12 19h57
Por Renata Giraldi Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, disse hoje (4) que o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, foi chamado ao Itamaraty porque  o governo do Brasil está preocupado com a expansão dos assentamentos nos territórios palestinos. Tovar acrescentou que o ideal é a busca por um acordo de paz e a convivência entre os dois Estados – Israel e Palestina.

“O anúncio da retomada dos assentamentos não é construtivo para o processo de paz”, disse o porta-voz. “O Brasil tem também uma preocupação com a segurança, inclusive de Israel. Temos uma relação política boa com Israel, que é um parceiro comercial importante do Brasil e do Mercosul.”
 

Palestina
Criança participa de protesto contra violência na Faixa de Gaza. (Foto: Kevin Vanden/Creative Commons)

No final da manhã de hoje, Eldad conversou com o subsecretário de África e Oriente Médio, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto. Na conversa, de cerca de uma hora, Cordeiro reiterou que, para o Brasil, os assentamentos são ilegais e não colaboram com o processo de paz na região.

“Também foi dito ao embaixador de Israel sobre a nossa preocupação com a inoperância do Quarteto [Estados Unidos, União Europeia, Rússia e as Nações Unidas que se destina a mediar a paz no Oriente Médio] e a necessidade de o Conselho de Segurança ser mais ativo”, disse o porta-voz do Itamaraty.

Ontem (3) os embaixadores de Israel no Reino Unido, na Espanha, na Dinamarca, na França e na Suécia foram chamados também para ouvir críticas aos assentamentos pelos respectivos governos dos países onde estão sediados. Para parte da comunidade internacional, a insistência de Israel em expandir os assentamentos é considerada negativa.

Um dia depois de a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovar o status de Estado observador para a Palestina, o governo de Israel retomou as construções dos assentamentos. As residências são construídas em áreas ao redor da Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental agravando a tensão entre israelenses e palestinos. No total são 3 mil casas.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário