one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valparaíso, no Chile.

Imagem:

Compartilhar:

Chile lembra projeto polêmico de Niemeyer

Criado em 06/12/12 12h18 e atualizado em 06/12/12 13h30
Por Monica Yanakiew Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da EBC na Argentina

Valparaíso
Valparaíso, no Chile. (Hector Garcia / Creative Commons)

Buenos Aires - A morte do arquiteto Oscar Niemeyer ontem, no Rio, é capa dos principais jornais dos países vizinhos, que destacam a “genialidade” do arquiteto brasileiro. Na Argentina, o Clarin despediu-se dele com o título Adeus ao Mestre, enquanto o La Nacion resumiu sua carreira em uma frase: Do Brasil ao Mundo, Gênio da Arquitetura. Para o Pagina 12, Brasília Perdeu Seu Pai.

Os jornais chilenos La Tercera e El Mercurio lembram projeto de Niemeyer que causou polêmica no Chile e jamais saiu do papel. Amigo do ex-presidente Salvador Allende e do poeta Pablo Neruda, o arquiteto deu de presente o desenho de um moderno centro cultural, que seria construído no lugar de um antigo presídio, no Porto de Valparaiso. Mas os moradores da cidade rejeitaram a proposta: era futurista demais para o lugar. Preferiram preservar o patrimônio histórico do edifício, construído em 1890, e Niemeyer recusava-se a modificar seus esboços originais. Os dois jornais destacam o legado do arquiteto de Brasilia.

No Paraguai, o jornal ABC Color também deu a notícia em primeira página, lembrando que o arquiteto, de 104 anos, “trabalhou até o último momento”. O jornal El Pais, do Uruguai, noticiou que a presidenta Dilma Rousseff decretou luto pela morte de Niemeyer.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário