one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Comunidade internacional reagirá caso Síria use armas químicas

Criado em 04/12/12 17h31 e atualizado em 04/12/12 17h51
Por Renata Giraldi* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria
Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria (Agência Lusa)

Brasília - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, disse hoje (4) que o uso de armas químicas pela Síria provocará "uma resposta internacional imediata". Para a Otan, há ameaça à população civil. Rasmussen mencionou a possibilidade de reação no momento em que há suspeitas de que o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, mantém estoque de armas químicas para uso em combate. O governo da Síria, entretanto, nega a possibilidade de lançar armas químicas contra a população.

Em Washington, especialistas dizem que os serviços de informação identificaram a movimentação na Síria de componentes de armas químicas nos últimos dias. No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Mouallem, acusou o governo norte-americano de preparar um golpe contra Assad utilizando armas químicas.

Nos Estados Unidos, as informações são que o governo da Síria dispõe de estoques de armas químicas, desde os anos 1970, reunindo centenas de toneladas. No final de julho, pela primeira vez, o governo Assad reconheceu a posse de armas químicas e ameaçou usá-las em caso de intervenção militar estrangeira. Porém, negou o uso contra a população Síria.

Rasmussen fez o alerta durante um encontro da Otan ao fim do qual se espera a aprovação de uma solicitação da Turquia de operar um interceptor de mísseis para conter qualquer ameaça vinda da Síria por intermédio da região fronteiriça.

*Com informações da BBC Brasil

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário