one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O fato de ter uma mulher na Presidência da República, também conta positivamente para a posição do Brasil no ranking

Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que Mercosul está sob o “signo da inclusão”

Criado em 07/12/12 14h53 e atualizado em 07/07/16 14h59
Por Renata Giraldi e Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Dilma Rousseff
Dilma anunciou revisão no Fundo de ConvergênciaEstrutural. (Valter Campanato/ABr)

Brasília –  A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que o Mercosul está em uma nova etapa, sob o “signo da inclusão”, ressaltando a adesão da Venezuela ao bloco, desde julho, e a possibilidade de Bolívia e Equador também integrarem o grupo, assim como Suriname e Guiana.

“É um novo Mercosul”, destacou a presidenta. Dilma disse ainda que será feita uma revisão no Fundo de Convergência Estrutural (Focem), que se destina a reunir recursos para a execução de programas de infra-estrutura, em busca da redução de assimetrias entre os países membros.        

Dilma participa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que ocorre em Brasília, no Palácio Itamaraty. As conversas com a Bolívia e o Equador já começaram, mas o processo é considerado longo, pois depende de várias etapas técnicas e jurídicas.

Ao se dirigir ao presidente da Bolívia, Evo Morales, Dilma disse que a adesão dos bolivianos ao Mercosul trará “uma cultura diversificada e que muito nos orgulha, que é a indígena”. A presidenta se disse feliz em perceber que o bloco “está se consolidando em um ideal de integração”. Junto com a inclusão da Venezuela, disse Dilma, o bloco ganha “densidade maior na Amazônia”.

Em relação à revisão do Focem, a presidenta acrescentou que as alterações estudadas visam a aperfeiçoar as regras existentes. Segundo ela, o fundo supera um total de US$ 1 bilhão e se destina principalmente aos projetos de energia, habitação, transportes, capacitação tecnológica e aspectos sanitários. Atualmente, o fundo reúne mais de 40 projetos.

Participam da cúpula Dilma e os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Donald Ramotar (Guiana) e Desi Bouterse (Suriname), além da vice-presidenta do Peru, Marisol Cruz, e dos vice-chanceleres Alfonso Silva (Chile) e Monica Lanzetta (Colômbia), assim como o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, que representa o presidente Hugo Chávez.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia integram o grupo como países  associados. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população do bloco alcança 275 milhões de habitantes.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário