one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova sede da UNE com projeto de Niemeyer deve ficar pronta em 2013.

Imagem:

Compartilhar:

Em nota oficial, UNE define Niemeyer como transformador de horizontes

Criado em 06/12/12 14h33 e atualizado em 06/12/12 14h51
Por Paulo Virgilio Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Nova sede da Une no Flamengo
Nova sede da UNE com projeto de Niemeyer deve ficar pronta em 2013. (Blog do Planalto / Creative Commons)

Rio de Janeiro - Em nota divulgada hoje (6), a União Nacional dos Estudantes (UNE) se despediu do arquiteto Oscar Niemeyer manifestando “a certeza de ter convivido, nas últimas décadas, com um dos brasileiros mais marcantes para a história da humanidade”. Segundo a entidade, “mais que um arquiteto, Niemeyer foi e, continua sendo, um transformador de horizontes”.

A nota ressalta a doação feita por Niemeyer “de sua luta e seus traços para a UNE e outras causas sociais as quais devotava-se”. A entidade recebeu do arquiteto, em 2007, de forma voluntária, o projeto para a reconstrução de sua sede na Praia do Flamengo, na zona sul do Rio. O antigo prédio onde a entidade funcionava desde 1942, cinco anos após sua fundação, foi invadido, incendiado e demolido em 1964 pela ditadura militar.

Há dois anos, Oscar Niemeyer esteve no local, juntamente com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades, para o ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE, que também abrigará teatro, centro cultural e o Museu da Juventude.

“Completamente empenhado nessa ideia, reuniu-se inúmeras vezes com o movimento estudantil brasileiro como um companheiro, humilde e gigante, a quem a idade e diferença de gerações eram o que menos interessava”, diz ainda a nota.

Veja aqui a galeria de imagens de algumas das obras de Oscar Niemeyer.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário