one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 17 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Governo da Síria nega uso de armas químicas durante combates

Criado em 04/12/12 07h42 e atualizado em 04/12/12 09h13
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Multidão protesta com bandeiras da Síria e rostos cobertos
Assad diz que arma química não será usada contra população síria. (Syria Freedom/Creative Commons)

Brasília – O governo da  Síria negou que pretenda utilizar armas químicas nos combates contra a oposição, conforme suspeitas de norte-americanos. Por intermédio de informações atribuídas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, o presidente sírio, Bashar Al Assad, disse que não há a possibilidade de utilizar armas químicas quaisquer que sejam as circunstâncias. Mas não confirmou se elas existem. Em julho, autoridades sírias admitiram a existência de armas químicas no país.

Funcionários do governo reiteram que o combate é contra o terrorismo da Al Qaeda. A suspeita sobre o uso de armas químicas foi levantada pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, durante viagem à República Tcheca.

"Essa é uma linha vermelha para os Estados Unidos", disse Hillary Clinton. "Uma vez mais advertimos seriamente o regime de Assad, cujo comportamento é condenável. Essas ações contra o próprio povo são trágicas", disse.

Em Washington, especialistas dizem que os serviços de informações internacionais identificaram a movimentação na Síria de componentes de armas químicas nos últimos dias. No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Mouallem, acusou o governo norte-americano de preparar um golpe contra Assad utilizando armas químicas.

"Essas armas químicas na Síria, se existirem, e repito, se existirem, como é possível que sejam utilizadas contra o nosso próprio povo? Qualquer pretexto serve", disse o chanceler.

Nos Estados Unidos, as informações são de que o governo da Síria dispõe de estoques de armas químicas, desde os anos 1970, reunindo centenas de toneladas. No final de julho, pela primeira vez, o governo Assad reconheceu que tem armas químicas e ameaçou usá-las em caso de intervenção militar estrangeira. Porém, negou o uso contra a população síria.
 

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //    Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário