one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enchente em Santa Catarina, 2008

Imagem:

Compartilhar:

Governo prepara equipes para atender cidades atingidas por cheias

Criado em 12/12/12 17h12 e atualizado em 12/12/12 17h42
Por Paula Laboissière Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Chuvas e ventos fortes causam estragos na região sul
Santa Catarina é um dos estados mais atingidos pelas chuvas (Foto: Divulgação/ABr)

Brasília – Diante da proximidade do período de chuva intensa na região centro-sul do país, o governo federal anunciou hoje (12) um plano de ação para o Sul e o Sudeste brasileiros. Ao todo, 195 municípios com maior risco de desastres naturais serão monitorados. As cidades respondem por mais de 87% de mortes registradas após os desastres.

Pouco antes do anúncio, ao participar do programa de rádio Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, em parceria com a EBC Serviços, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacou que os temporais nestas regiões são registrados entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro.

Durante o lançamento do plano, ele explicou que há previsão de ações de prevenção e de resposta a desastres naturais, por meio de mapeamento de áreas de risco, o que possibilitará alertas às populações em tempo oportuno. A ideia, nesses casos, é emitir boletins diários sobre a situação em localidades afetadas por deslizamentos de terra.

O ministro disse que a Força Nacional de Emergência será instalada amanhã (13) no Rio de Janeiro e, na semana que vem, em Minas Gerais. A medida pode ser ampliada aos estados de São Paulo e do Espírito Santo. “Esse é um avanço, uma mudança de atitude e de cultura, no sentido de mobilizar e articular os profissionais e colocá-los sob uma coordenação única”, disse.

De acordo com Fernando Bezerra, a dotação atual do orçamento para ações de prevenção a desastres naturais é de R$ 7,7 bilhões. Mais de  R$ 77 milhões foram destinados à compra de materiais e equipamentos para salvamento, além de pontes móveis utilizadas em casos de municípios isolados por inundações e apoio aéreo.

Desde o mês passado, cerca de 2 mil moradores do Sul e Sudeste foram treinados por meio dos chamados simulados. No sábado passado (8), a última etapa de capacitação foi encerrada nos estados de Santa Catarina e Paraná.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde contará com 330 profissionais de saúde, 15 equipes de plantão e seis hospitais de campanha para atuar nos próximos meses. Ele informou que 428 kits de insumos médicos foram reservados para uso em desastres naturais. Cada um deles é capaz de atender até 1.500 desabrigados.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário