one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


“Sem levar em conta 2007, a retração observada em 2012 é a mais marcante desde 1997”, diz o comunicado da organização

Imagem:

Compartilhar:

Haiti é tema de preocupações do Brasil e da República Dominicana

Criado em 20/12/12 16h50 e atualizado em 20/12/12 17h10
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Haiti também registra grandes estragos após passagem de furacão Sandy
Haiti também registra grandes estragos após passagem de furacão Sandy (Photo Logan Abassi UN/MINUSTAH)

Brasília – O Haiti, que tem uma fronteira seca com a República Dominicana, é assunto constante das preocupações das autoridades dominicanas. O ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso, disse hoje (20) que, para colaborar com o país vizinho, o ideal é executar projetos em vários setores do país, desde infraestrutura até educação e meio ambiente.

Para o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, é necessário aperfeiçoar os investimentos existentes e atrair o apoio da iniciativa privada.

O Haiti é o país mais pobre das Américas e sofre com os efeitos de catástrofes naturais, como o terremoto de janeiro de 2010 e o Furacão Sandy, que recentemente passou pelo país. Há, ainda, um índice elevado de contaminação por cólera e problemas agravados pelo desemprego e pelas dificuldades econômicas.

Há também um outro desafio para as autoridades haitianas: enfrentar a ação das gangues internas que geram violência. As tropas de paz das Nações Unidas estão no Haiti desde 2004 com o objetivo de colaborar para a estabilidade na região. Houve vários conflitos entre tropas e integrantes da população. Desde o início, o Brasil exerce o comando militar da missão de paz.

República Dominicana e Brasil negociam ampliação de parcerias econômicas

“Queremos envolver o setor privado no processo de desenvolvimento do Haiti”, ressaltou Patriota. “A República Dominicana tem sensibilidade e trabalha para o desenvolvimento do Haiti.”

Em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff visitou o Haiti, depois de passar por Cuba. Na ocasião, ela reiterou a determinação de intensificar a cooperação brasileira nas áreas de saúde - em parceria com os cubanos -, agricultura, capacitação profissional e apoio à construção da usina hidrelétrica no Rio Artibonite, a 60 quilômetros da capital haitiana.

Depois de concluída, a Hidrelétrica Artibonite 4C deve se transformar no símbolo do principal  apoio brasileiro ao desenvolvimento do Haiti. Com potência instalada de 32 megawatts, a hidrelétrica deve gerar energia suficiente para atender a cerca de 230 mil famílias.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário