one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O documento será levado à 18ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP18), em Doha, no Catar

Imagem:

Compartilhar:

Impasse adia fim da conferência da ONU sobre mudança climática

Criado em 08/12/12 12h45 e atualizado em 08/12/12 13h11
Por Luana Lourenço Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília - A 18ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-18), que acontece em Doha, e que deveria ter terminado ontem (7), segue sem resultados até agora, por impasses entre os países que negociam um documento para regular o novo regime global de emissões de gases de efeito estufa.

A plenária final já foi convocada pelo presidente da COP-18, o vice-primeiro-ministro do Qatar, Abdullah Al Attiyah, mas ainda não começou, segundo informações do Twitter da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCC, na sigla em inglês), que reúne quase 200 países e é responsável pela negociação climática.

Os negociadores do clima estão em Doha desde o dia 26 de novembro. O principal objetivo da reunião desse ano é chegar a um consenso sobre o segundo período do Protocolo de Quioto, para entrar em vigor em 2013 e durar até que um novo acordo global seja fechado com novas metas em 2015.

No entanto, velhos impasses entre países desenvolvidos e os emergentes travam as discussões, principalmente pela resistência dos mais ricos em financiar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em todo o mundo, em especial nos países mais vulneráveis.

Segundo a BBC Brasil, os Estados Unidos, que tradicionalmente travam a negociação climática, não estão agindo diferente. No entanto, um possível veto da delegação norte-americana a um acordo mais ambicioso implicaria em acusação de hipocrisia ao presidente Barack Obama, que se comprometeu a combater as mudanças climáticas após ser reeleito.

*com informações da BBC Brasil

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário