one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


The New York Times destacou morte do arquiteto brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Imprensa internacional diz que estilo de Niemeyer deu vazão à sensualidade e à beleza

Criado em 06/12/12 07h58 e atualizado em 06/12/12 09h22
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Portal EBC

Repercussão da morte de Niemeyer no New York Times
The New York Times destacou morte do arquiteto brasileiro (Imagem: The New York Times)

Brasília - A imprensa internacional publica desde a noite de ontem (5) notícias sobre a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, devido a complicações renais e desidratação. A morte de Niemeyer virou destaque nos principais veículos de imprensa. Nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, nos países muçulmanos e na China, as agências de notícias, emissoras de televisão e jornais informaram sobre a morte lembrando sua trajetória e estilo.

Leia também

Dilma lamenta morte de Oscar Niemeyer

Governador Sérgio Cabral decreta luto oficial no Rio de Janeiro pela morte do arquiteto

De mente e mãos rápidas, Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquitetura

Obras de Niemeyer espalham-se por diversos países

Obra de Niemeyer é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto

As agências internacionais de notícias Reuters, BBC e Bloomberg deram informações desde ontem à noite sobre a morte de Niemeyer. Todas destacaram as obras do arquiteto, a construção de Brasília e as características peculiares do seu estilo. Em praticamente todas as reportagens havia fotos de Niemeyer e imagens de Brasília.

Nos Estados Unidos, os jornais The York Times e The Washington Post, além de vários veículos regionais, como o Miami Herald, publicaram em destaque a morte de Niemeyer. O The York Times chamou o arquiteto de precursor de uma nova geração que deu vazão à sensualidade e à liberdade de imaginação com fotos da Catedral de Brasília e uma aérea da cidade.

O jornal Washington Post classificou Niemeyer de o “mais famoso arquiteto da América Latina”. No Reino Unido, os jornais The Guardian e Financial Times, de veiculação nacional, publicaram a notícia da morte do arquiteto destacando detalhes da sua personalidade.

The Financial Times lembrou que Niemeyer era comunista e ressaltou sua síntese sobre a vida: “A vida é um suspiro, um minuto. Nós nascemos, nós morremos”. O The Guardian publicou uma fotografia de Niemeyer jovem e destacou que ele foi o responsável por mudar o estilo da arquitetura do século 20.

Para o Le Monde, um dos principais jornais da França, Niemeyer era o “arquiteto da sensualidade”. Na reportagem, há duas fotografias: uma do arquiteto olhando a paisagem do Rio de Janeiro pela janela e a outra do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff. Segundo a matéria jornalística, Niemeyer revolucionou a arquitetura.

A Xinhua, agência estatal de notícias da China, publicou uma reportagem longa copilando várias informações sobre o arquiteto. Também ressaltou a nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff. A emissora Al Jazeera, uma das principais do mundo árabe, definiu Niemeyer como o “arquiteto futurista” e lembrou seu legado com mais de 400 obras espalhadas pelo mundo.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário