one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para o Dieese, os trabalhadores têm ganhos reais

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Fazenda mantém em 5,2% a previsão de inflação para 2012

Criado em 21/12/12 17h24 e atualizado em 21/12/12 18h16
Por Wellton Máximo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Fazenda manteve em 5,2% a projeção da inflação oficial de 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O número consta da publicação Economia Brasileira em Perspectiva, documento com projeções sobre o cenário econômico distribuído hoje (21) pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

Esse número já constava de outro relatório, com dados sobre a execução do orçamento federal, divulgado em novembro pelo Ministério do Planejamento. A previsão é mais otimista que a do Banco Central (BC). No Relatório de Inflação, divulgado ontem (20), a autoridade monetária prevê que o IPCA fechará o ano em 5,7%, caindo para 4,8% em 2013.

Saiba mais

Ganhos salariais reais no Brasil foram maiores do que a média mundial

Confiança do consumidor cai depois de dois meses consecutivos de alta

Reduções de impostos custarão R$ 6,761 bilhões ao governo no próximo ano

Apesar de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter dito na quarta-feira (19) que a economia crescerá 4% no próximo ano, o documento não trouxe previsões sobre o Produto Interno Bruto (PIB). No último relatório do Ministério do Planejamento, a SPE acreditava que o PIB cresceria 2% em 2012, avaliação mais otimista que a do Banco Central. No Relatório de Inflação, a autoridade monetária projeta expansão de 1% neste ano e de 3,3% no acumulado em 12 meses até setembro de 2013.

Sobre a inflação, o documento da Fazenda destaca que, depois de chegar ao pico em outubro, quando atingiu 0,59%, o IPCA começou a declinar. “Os preços ao consumidor cresceram em ritmo mais rápido em outubro de 2012, principalmente em função de efeitos da seca nos Estados Unidos. Desde então, o IPCA mostra desaceleração, tendência que deverá continuar nos próximos meses”, ressalta o relatório.

As projeções do mercado financeiro são ainda mais pessimistas. De acordo com o Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, os analistas de mercado apostavam, até o fim da semana passada, em crescimento do PIB de 1% e IPCA de 5,6% em 2012. Para 2013, as instituições estimavam inflação oficial de 5,42% e expansão de 3,4% da economia.

Uma das poucas projeções novas trazidas na publicação da Fazenda diz respeito aos investimentos públicos. O documento prevê que os gastos fecharão o ano com leve expansão em relação a 2011. No ano passado, os investimentos totalizaram 4% do PIB. Para 2012, a Fazenda projeta crescimento para 4,4%. Desse total, 0,7% vem da União, 1,8% vem dos estados e municípios; e 1,9%, das estatais federais.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário