one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Solo de Marte

Imagem:

Compartilhar:

Nasa prepara nova missão para colher amostras do solo e das rochas de Marte

Criado em 05/12/12 07h24 e atualizado em 05/12/12 07h53
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Repórter da Agência Brasil

Marte
Solo de Marte (NASA/JPL-Caltech/MSSS/Creative Commons)

Brasília – A agência espacial norte-americana (Nasa) planeja lançar nova sonda para Marte em 2020. A ideia é que o equipamento seja capaz de colher amostras do solo e das rochas do planeta, pois a Curiosity, o robô móvel da Nasa não conseguiu fazer o trabalho. No entanto, os objetivos da missão ainda não foram revelados.

A nova sonda deve custar mais de US$ 2,5 bilhões. No entanto, os cientistas e especialistas da Nasa trabalham para reduzir custos, utilizando a tecnologia existente, baseada na Curiosity. Serão utilizados os desenhos técnicos do robô, com peças sobressalentes e tecnologia comprovada, como o sistema que fez a aterragem da sonda em agosto, em uma cratera de Marte.

A exemplo da Curiosity, a missão será comandada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Porém, ainda faltam detalhes que precisam  ser trabalhados, como especificar onde a sonda será instalada e que instrumentos vai transportar para a superfície.

O diretor da divisão de Ciência Planetária da Nasa, Jim Green, disse que os obstáculos de engenharia foram corrigidos e que espera que a nova sonda tenha custo menor.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário