one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

OEA envia emissário ao Paraguai para verificar processo eleitoral no país

Criado em 04/12/12 08h37 e atualizado em 04/12/12 09h30
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Repórter da Agência Brasil

Paraguai
Desde junho, o Paraguai está suspenso tanto do Mercosul como também da Unasul. (Marcos Serrou Amaral/Creative Commons)

Brasília – O ex-presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, Oscar Arias, é o enviado da Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Paraguai para fazer uma análise preliminar sobre a situação política no país. Ontem (3) Arias, que chefia a Missão de Observação Eleitoral da OEA, reuniu-se com o presidente paraguaio, Federico Franco, e o ministro das Relações Exteriores, José Félix Estigarribia Fernández. Em 21 de abril de 2013, há eleições gerais no Paraguai.

"Prevemos que as eleições vão ocorrer normalmente e que este governo está empenhado em promover eleições livres e justas. Não tenho dúvida alguma de que e vai ocorrer, tenho certeza”, disse Arias, na sua chegada a Assunção.

Nas conversas, Arias quis saber detalhes sobre a realidade do Paraguai. "Ele [Oscar Arias] tem um enorme desejo de que as eleições sejam limpas", disse o chanceler paraguaio. Fernández acrescentou que Arias quis saber sobre as liberdades atuais civis, o status do Exército Popular Paraguaio (EPP), guerrilha que atua no país, e as suspensões no Mercosul e na União das Nações Sul-Americanas (Unasul)

Desde junho, o Paraguai está suspenso tanto do Mercosul como também da Unasul. Para os líderes políticos da região, a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, por meio de um impeachment, envolveu uma série de ações que romperam com a ordem democrática. As autoridades do Paraguai negam irregularidades. O tema é constante nas discussões de chefes de Estado da região.

"O governo tem assegurado que o ex-presidente Arias tenha total liberdade para se reunir com os partidos políticos, grupos sociais, organizações empresariais, sindicatos e representações indígenas. Nós garantimos total liberdade”, disse o chanceler.

 


*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay  //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário